logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada Estadual Maísa Mitidieri (PSD) comemora 14 anos da Lei Maria da Penha

Por Assessoria Parlamentar

Sete de agosto de 2006, foi a data que marcou um divisor de águas no combate à violência contra mulher no Brasil. A instituição da Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, criada com o intuito de impedir e combater a violência doméstica familiar contra a mulher, este ano completa 14 anos e em comemoração a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Maisa Mitidieri (PSD) protocolou a Moção de Aplauso, nº46/2020 que parabeniza a Rede de Apoio de Proteção e Defesa da Mulher.

A Moção será encaminhada à Presidente do Conselho Estadual de Direito da Mulher, Érika Leite Santana, estendendo-se a toda Rede, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no combate a violência praticada contra as mulheres. “É muito importante destacar e parabenizar todos aqueles que estão diariamente lutando para que os direitos das mulheres sejam preservados. Toda rede tem uma dedicação ímpar e isso faz toda diferença”, diz a Maisa.

De acordo com a pesquisa “Violência Contra as Mulheres”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o local mais perigoso para a mulher é dentro de suas próprias casas. Já que, segundo o estudo, 76% das agressões são cometidas por homens conhecidos como namorado, cônjuge, companheiro, ex ou até vizinhos. Dados que chamam muito atenção, como explica a deputada. “Hoje, uma mulher se sentir mais segura na rua do que dentro da sua residência é algo muito alarmante e chega a ser surreal. O nosso lar deveria ser um local de sossego e segurança, mas infelizmente a realidade diz o contrário”, destaca.

Dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), mostra que entre janeiro e maio deste ano houve uma queda de 29,9% no número de boletins de ocorrência denunciando lesão corporal no âmbito doméstico. Em contrapartida a esses números, os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra um crescimento de 22,2% no número de feminicídios no país.

Outra questão que chama a atenção no levantamento, trata do aumento no número de denúncias. Apenas em abril o crescimento foi de 37,6%, período em que todos os estados já adotaram medidas de distanciamento social. “Embora já tenhamos avançado bastante ainda teremos um longo caminho a ser trilhado dentro dessa luta em defesa da mulher”, conclui a deputada.

Denuncie!
O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) funciona em regime plantonista, atendendo a qualquer hora do dia ou da noite, desde outubro de 2018, e conta com uma unidade especializada para o atendimento de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência em razão de gênero, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). Qualquer ato que configure crime contra a mulher, pode ser denunciado pelo disque denúncia: 181, a ligação é gratuita e sigilosa.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo