Deputada estadual, Maisa Mitidieri comemora avanço das mulheres na política

Por Assessoria Parlamentar

Longe de ser considerada uma representatividade satisfatória, a cada ano a mulher vem ganhando mais espaço dentro do universo político, que por séculos foi considerado local exclusivo dos homens. Segundo dados do Cadastro Eleitoral houve um aumento de 52,6% de mulheres eleitas na última eleição em 2018, isso em comparação a 2014.

Em um país que o eleitorado feminino corresponde a mais da metade da população, ainda é registrado números baixos de mulheres ocupando cargos políticos, como ressalta a deputada estadual, Maisa Mitidieri. “Nós mulheres estamos percorrendo um caminho­­ difícil dentro do âmbito político. Somos maioria, mas não temos representação suficiente. Um exemplo claro é na Assembleia Legislativa de Sergipe, em que de 24 deputados apenas 6 são mulheres”, afirma.

Diversas iniciativas vêm sendo criadas nos últimos anos afim de apoiar a candidatura de mulheres, e isso é um dos fatores principais para o aumento da representatividade feminina. “A reserva de vagas para nós mulheres foi uma das primeiras iniciativas criadas para a inserção da mulher na política. Em 2018 a Resolução TSE nº 23.553/2017, estabeleceu que fossem destinados no mínimo 30% dos recursos do Fundo Partidário para as campanhas femininas e projetos de difusão do tema”, explica a deputada.

As eleições municipais acontecerão este ano e diante desse cenário crescente de inserção feminina, Maisa se sente otimista para o resultado. “As mulheres ainda têm muita dificuldade em querer ocupar um cargo de poder, isso deriva de uma exclusão histórica que repercute até hoje. Mas estamos trabalhando incansavelmente para que nas eleições municipais deste ano alcancemos o número histórico de mulheres eleitas”, afirma.

A deputada conclui convidando as mulheres para se filiarem ao PSD Mulher em Sergipe. “Sem dúvidas o PSD Mulher é um dos grupos com maior visão e consciência da necessidade da representatividade feminina na política brasileira. Por isso aproveito para convidar todas as mulheres que querem ser voz de sua comunidade para fazer parte desse projeto conosco”.

Foto: Jadilson Simões