Deputada denuncia falta de estrutura em prédio escolar

A deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna da da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta terça-feira (20) denunciar à situação atual do Colégio Francisco Portugal, localizado no bairro da Farolândia, em Aracaju.  Em virtude de uma reforma na unidade de ensino, a comunidade estudantil foi transferida para o prédio da antiga Escola Parque, no bairro Salgado Filho.

Para atender a demanda de deslocamento, o transporte escolar foi acionado. Mas de acordo a parlamentar, não apresenta a infraestrutura necessária. “O transporte escolar que deveria levar os/as estudantes até a instituição escolar não contava com monitores para acompanhar as crianças e nem garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência. Segundo imagens divulgadas nas redes sociais, em alguns casos, o número de estudantes por poltrona excedia o limite definido pelas normas de segurança”, explicou Linda Brasil.

Ainda de acordo com a deputada Linda Brasil,  o novo espaço destinado a instituição de ensino não oferece estrutura para a construção de um processo pedagógico. “ São janelas do andar superior sem grade de proteção, banheiros desativados, corrimão danificado, lixo próximo ao bebedouro e ambientes insalubres, expressando mais uma vez o total desrespeito por parte do Executivo a toda comunidade escolar: são famílias apreensivas pela falta de segurança, docentes exercendo o magistério em condições precárias e estudantes sem acesso a uma educação de qualidade”, ressaltou Linda Brasil.

A parlamentar citou que diversos estudos alertam para a interferência do ambiente na qualidade do ensino e da aprendizagem, contribuindo, inclusive, com o índice de evasão escolar.  “Diante deste cenário lastimável, é necessário que o Estado de Sergipe cumpra o seu dever constitucional de garantir não apenas o acesso e permanência no ambiente escolar, mas que esta educação seja ofertada com qualidade sendo destinado todo aporte de recursos necessários para o cumprimento das metas previstas no Plano Estadual de Educação”, declarou Linda Brasil.

Solidariedade

A deputada Linda Brasil também usou a tribuna para manifestar solidariedade a uma advogada vítima de um suposto caso de estupro. “Acabei de ler uma matéria no Portal da FAN e estou estarrecida. A história triste de uma mulher, advogada, que ao final de uma festa só queria ir para casa e acabou sendo estuprada por seu colega de profissão. Quero demonstrar minha solidariedade com a vítima, que não teve o seu nome divulgado. Dizer que sinto muito por sua dor, sinto muito pela revitimização que ela já deve estar sofrendo –  porque com certeza ainda vão tentar descredibilizar a sua palavra -, sinto muito que mulheres ainda tenham que viver em um país onde a cultura do estupro é tão presente e naturalizada”, enfatizou a parlamentar.

De acordo com a reportagem publicada, vítima e agressor são membros da OAB.   “Quero aqui exigir que a OAB se posicione e se some na garantia de proteção da vítima, bem como garanta o suporte necessário na investigação do caso. Nossa mandata está à disposição para ajudar a vítima em qualquer circunstância que ela julgar necessária”, disse a parlamentar.

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Finalizando o pronunciamento a parlamentar Linda Brasil destacou o dia Nacional de Combate ao Alcoolismo celebrado hoje, dia  20 de fevereiro. “Promover mais conscientização sobre o uso excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo a organização Pan Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde, o álcool é responsável direto por 3 milhões de vidas ceifadas  anualmente, representando um total de 5,3%  das mortes no mundo”, declarou.

Segundo a OMS, por exemplo, não existe volume de álcool seguro a ser consumido e o consumo constante dele é tóxico e pode provocar, doenças no estômago, pâncreas, fígado e inclusive, doenças mentais. “A  dependência química é uma doença e merece respeito e tratamento adequado”, finalizou Linda Brasil.

Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese