Deputada defende criação do Núcleo de Atendimento à Família

Stephanie Macêdo

Os deputados estaduais aprovaram na manhã desta terça-feira (22), a Indicação nº 499/2020, que  versa sobre a criação do Programa  Núcleo de Atendimento à Família e aos autores de Violência Doméstica no estado de Sergipe, o NAFAVD. A autoria da propositura  é a  deputada Maria Mendonça (PSDB).

Segundo a deputada, o programa tem por objetivo praticar intervenções multidisciplinares e reflexivas em homens, a partir de perspectivas de gênero e direitos humanos, além de propiciar espaços de escuta, reflexão e empoderamento de mulheres em situação de violência.

Maria explica ainda que esse serviço deve funcionar articulado com o Sistema de Justiça, e frisa que programa já existe no Distrito Federal e é de grande valia para àquele Estado.  ” O programa visa o atendimento de pessoas maiores de 18 anos, envolvidos em situação de violência doméstica e familiar configurada pela Lei Maria da Penha, encaminhados pelo Sistema de Justiça, que são as Promotorias e Tribunal de Justiça”, esclarece.

A deputada ressalta que os Núcleos de Atendimento à família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds) devem oferecer acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tanto às mulheres vítimas quanto aos  autores  dessas violências.  “A proposta é provocar reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica”, declarou Maria Mendonça.

A propositura será enviada para o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Foto: Jadilson Simões