Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Durante a sessão plenária desta terça-feira (28) da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) convidou à população sergipana para prestigiar o aniversário da cidade de Lagarto. O município, considerado a capital do interior, completa 143 anos em 20 de abril.
A programação lançada nessa segunda-feira (27) conta com eventos esportivos, gastronômicos e culturais, com artistas locais e nacionais. “Na oportunidade discutiremos o desenvolvimento sociopolítico e econômico da nossa querida Lagarto com a população por meio de fóruns”, destacou a deputada Áurea Ribeiro.
O arroz de galinha e a maniçoba, pratos tradicionais lagartenses, também foram citados pela parlamentar. “ A maniçoba prato feita com folhas de mandioca triturada , carne de porco, embutidos e defumados. O prato é patrimônio cultural e imaterial de Sergipe, com lei aprovada na Alese. O arroz de galinha faz parte do cotidiano do lagartense e também serão apresentados aos sergipanos”, enfatizou a parlamentar.
Origem do nome da cidade Lagarto
Contam os historiadores, que existem duas versões para a origem do nome do município de Lagarto. A primeira delas é a existência de uma pedra em forma de lacer lio, encontrada às proximidades de um riacho. A segunda é o registro de um brasão com a marca de um lagarto, deixado por uma família de nobres portugueses.