Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
No Dia Mundial da Saúde, comemorado neste último domingo, 7, a deputada estadual, Goretti Reis (PSD) utilizou a tribuna na tarde de hoje, dia 8 de abril, para tecer importância da lista de prioridades da Saúde para o ano de 2019 que foi apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo a parlamentar, a OMS espera melhorar o bem-estar de 1 bilhão de moradores do planeta Terra, e para isso estipulou dez (10) prioridades para o ano que se inicia. “A lista inclui o combate à poluição ambiental e às mudanças climáticas, infecções transmissíveis como o ebola, a dengue, a gripe e o HIV, doenças crônicas e outros desafios de saúde pública”, informou a parlamentar.
De cada item da lista a deputada esbouçou suas importâncias, e destacou algumas durante sua exposição. Sobre a Poluição do Ar e Mudanças Climáticas ressaltou que nove em cada dez pessoas respiram ar poluído todos os dias. “Em 2019, a poluição do ar é considerada pela OMS como o maior risco ambiental para a saúde”, disse.
Na ocasião, Goretti também destacou item sobre a Pandemia de Gripe. “A OMS está constantemente monitorando a circulação dos vírus influenza para detectar possíveis cepas pandêmicas: 153 instituições em 114 países estão envolvidas na vigilância e resposta global. Tivemos grandes problemas com a Dengue e o Zica, e é preciso ficarmos atentos”, contou.
Deputada frisou que em um outro momento se inscreveria na sessão plenária para falar dos demais item da lista, a qual julgou de extrema importância para a Saúde Pública.
Foto: Arquivo Alese- Jadilson Simões