Deputada apresentará moção de apelo em defesa da UFS

Stephanie Macêdo – Rede Alese

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) utilizou a tribuna da Casa Legislativa de Sergipe na tarde desta segunda-feira, 6, para avisar que apresentará uma Moção de Apelo destinada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. O anúncio de corte de verbas para as universidades federais do país foi o motivo do protesto da deputada, que defende a continuidade de investimentos para a Universidade Federal de Sergipe, a UFS.

Segundo defendeu a deputada, “não podemos aceitar que o nosso país não priorize a Educação Pública. Como é que nós  temos uma universidade federal que oferece 113 cursos de graduação, 54 de pós graduação, 18 cursos de extensão,  e nove (09) cursos de mestrado e nós temos um ministro que não demostra compromisso com a educação e quer fazer contingenciamento de recursos, cortando os recursos da nossa universidade federal?”, questionou a deputada. Reprovando a conduta do ministro, Maria Mendonça enfatizou que a posição do ministro indica uma condição de retrocesso na educação.

Moção

Deputada  salientou que nesta terça-feira, 6, dará entrada  em Moção de Apelo ao ministro da Educação do Governo Federal. “Será uma moção para que ele reveja essa posição dele, que é uma posição bastante radical. Essa situação imposta por ele  irá fazer  com que o nosso estado, a nossa educação possa regredir”, avaliou Maria Mendonça.

A deputada defendeu ainda a linha de pesquisa que é feita pela UFS, e disse que a instituição de ensino federal é referência para o país na área de saúde. “A universidade federal possuiu cinco campis. Na cidade em que resido, Itabaiana,  há uma distinção antes e depois da universidade federal no município. Hoje a universidade federal é referência na pesquisa sobre a microcefalia, além de outras pesquisas em desenvolvimento. Recentemente, uma equipe da Universidade de São Paulo, da USP, veio até o hospital universitário da UFS para conhecer o trabalho que é desenvolvido aqui sobre estudos da microcefalia, que é uma pesquisa de referência para nosso pais”, justificou Maria a importância da permanência de investimentos para a universidade.

A deputada finalizou sua exposição dizendo que “é preciso sim, que essa casa se manifeste e apresente a moção, e quero a compreensão  e apoio dos nossos colegas. Temos mais de 10 mil alunos estudando na UFS, e precisamos defender a permanência desses recursos e não os cortes”, frisou.

Foto: Jadilson Simões  – Arquivo Alese