Deputada apela por leitos de UTI para Itabaiana

Por Stephanie Macêdo

Na Sessão Extraordinária Mista desta quarta-feira (02), a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apelou ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, sobre viabilidade de instalação de novos leitos  da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o Hospital Regional de Itabaiana, Dr. Pedro Garcia Moreno.

A deputada voltou a pleitear a instalação dos leitos de UTI justificando que recebeu a notícia, por parte da secretária da Saúde, Mércia Feitosa, de que não seria mais possível que hospital regional recebesse os leitos.

“Após ter anunciado que o hospital receberia mais 10 leitos de UTI, soubemos dessa triste notícia que o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno não mais receberá os leitos. Ficamos numa expectativa muito grande pois entendemos a importância do hospital para Itabaiana. É um hospital que recebe pacientes de Sergipe e além fronteiras e que está em super lotação com essa pandemia. E agora, para  nossa surpresa, recebemos a notícia que não serão mais implantados leitos de UTI, e sim, leitos de retaguarda”, lamentou.

Ela continua a defesa pela instalação dos leitos enfatizando que o município de  Itabaiana chegou a 200 mortes em decorrência do coronavírus. “Quero apelar ao governo sobre esses leitos de UTI. A justificativa é de que falta de pessoal e de espaço adequado. O município já chegou ao número de 200 mortes por covid. São parentes, amigos, pessoas conhecidas da comunidade. As pessoas estão morrendo nos corredores do hospital. E quando não vão a óbito, ao conseguirem uma transferência, já chegam em outro hospital tardiamente, devido ao estado gravíssimo”, declarou.

Maria Mendonça enfatizou a importância da união política da Casa, e dos quatro parlamentares itabaianenses, para que o pleito seja atendido. “Faço esse apelo que nos deixa muito tristes. Vejo a importância de nos unirmos, a classe política de Itabaiana, representantes do povo, de nos unir para cobrarmos a implantação dos leitos”, expôs.

Foto: Jadilson Simões