Por Assessoria
A deputada Maria Mendonça (PSDB) pediu para que o Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e auxiliar de enfermagem e da parteira, seja votado e aprovado o quanto antes. “É um PL que chega de forma tardia, porém, é muito importante sairmos em defesa dele. Nós apelamos para que toda a Câmara Legislativa abrace essa causa, votando favorável a ela, garantindo assim o piso salarial dessa categoria tão importante”, explicou.
A parlamentar destacou o Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico em Enfermagem, comemorado hoje, 20. “Nesta data tão especial, eu parabenizo a categoria por ter saído dos seus locais de trabalho, das suas residências e chegarem à praça pública para fazer um apelo veemente à garantia dos seus direitos. Não se pode desistir de lutar pelo direito a um trabalho digno, a um espaço de trabalho em condições e ao seu piso salarial”, defendeu Maria.
Para a deputada, “sem esses profissionais seria impossível trabalhar nos espaços da saúde. Isso só é reforçado por esse triste momento em que vivemos de pandemia. Se nós sofremos com tudo o que temos passado, imagine para essas pessoas que estão distantes de suas famílias há tanto tempo para protegê-las e por um bem coletivo. É uma vida puramente dedicada ao amor e ao respeito a uma causa nobre que é salvar vidas”, afirmou.
Maria também parabenizou a palestra “O protagonismo da Enfermagem em Tempos de Crise e suas Lutas Históricas”. A pauta foi apresentada hoje na Assembleia Legislativa do Estado (Alese) pela presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Morales, e pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Conrado Marques.