logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada aborda caso de racismo no Memorial de Sergipe

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (30), a deputada Linda Brasil (Psol) abordou um episódio de racismo que ocorreu no Memorial de Sergipe, durante a visita de professores e estudantes da Escola Estadual Acrísio Cruz na última quinta-feira (25). O grupo participava da “19ª Primavera de Museus”, uma programação cultural que visa democratizar o acesso à cultura no estado.

A parlamentar expressou a indignação dos docentes e estudantes que foram surpreendidos por um discurso que divergem de valores passados pela educação. ” Foram falas negacionista, racista, sexista e etarista. Elas destoaram completamente dos princípios educativos e pedagógicos, atacando, de forma violenta, valores defendidos pela educação, especialmente diante de jovens e educadores”, afirmou.

Na oportunidade, a parlamentar reforçou a importância de instituições públicas reafirmarem seu compromisso com valores democráticos e científicos. “Por se tratar de um espaço público, financiado com recursos do Estado, nosso mandato questionou a direção do Memorial sobre as medidas que serão adotadas para lidar com este episódio. Também solicitamos ações que promovam a valorização da educação e o enfrentamento do racismo, misoginia e etarismo”, completou.

A deputada também destacou que o ocorrido foi isolado, lembrando que a maioria dos artistas e fazedores de cultura no estado está comprometida com causas essenciais e é aliada na luta contra qualquer forma de preconceito. “As instituições culturais devem ser responsáveis na curadoria de eventos e valorizar aqueles que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e livre de discriminação”, completou.

Concursos e déficit de vagas para professores

Linda Brasil abordou também o concurso público para professores da rede estadual de ensino. “Embora, o edital do concurso ainda não tenha sido divulgado, os professores já apresentam preocupação. Segundo o estudo técnico apresentado pelo Governo do Estado nº 02/2025, serão disponibilizados um quantitativo de 300 vagas. Essa informação eu já havia abordado aqui (Alese) na semana passada. Segundo dados do Sergipe Previdência e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) existe um déficit de mais de 4.500 vagas na rede pública de ensino, devido à aposentadoria de professores e à contratação de docentes por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS)”, destacou.

A parlamentar pediu mais transparência no processo de divulgação dos editais do concurso. “O Mangue Jornalismo divulgou que Sergipe é o primeiro lugar no ranking de déficit de informação. Eles citam que, para ter acesso ao edital, para fazer pesquisa, levantamento, tem dificuldade de baixar. E pasme: tem uma opção, se quiser baixar, tem de fazer um pagamento de algumas taxas, comprar créditos, dependendo do valor do crédito que você utiliza. Imagina o pesquisador da Universidade de São Paulo que veio ter acesso e não conseguia nem baixar os editais. Isso faz com que Sergipe estivesse nessa péssima situação em relação à transparência, divulgação de dados referente ao que acontece no nosso Estado”,concluiu.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo