Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Na manhã desta terça-feira (20) o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) deputado Francisco Gualberto (PSD) usou à tribuna para falar sobre a trajetória dele nos parlamentos municipal de Aracaju e estadual e também destacar a importância do fortalecimento das instituições democráticas.
As ações podem ser encontradas no livro “Tribuna um Mandato Operário e Popular” que é de autoria do jornalista Gilson Sousa e retrata a vida pública do deputado Francisco Gualberto.
“Neste meu último pronunciamento aqui na Assembleia Legislativa, quero falar sobre a minha trajetória. Todos sabem que cheguei nesta casa vindo do movimento sindical como Sindipetro e Sindifisco, entre outras. Minha história começou ainda adolescente, combatendo a ditadura militar, no antigo MDB, e todos também sabem sobre a linha ideológica em defesa de uma sociedade socialista e democrática”, pontuou.
Gualberto, que foi vereador por Aracaju entre os anos 2000 e 2002, e deputado estadual por cinco mandatos, falou sobre o conhecimento adquirido por ele nos anos em que foi parlamentar. “ Foram muitos anos de aprendizado. E aqui, nesta Casa, tive a oportunidade de construir a sensação do dever cumprido. Tenho encadernado todas as homenagens que recebi de representantes de sindicatos, e da classe trabalhadora”, declarou.
Líder de dois governos, durante a gestão dos ex-governadores Marcelo Déda e Jackson Barreto, Francisco Gualberto contribuiu para conquistas da classe trabalhadora. “Assim como também fui líder da oposição e conseguimos grandes feitos aos trabalhadores através da interlocução”.
Gualberto também destacou as leis aprovadas na Alese , e que são de sua autoria, vivências e a importância da boa convivência e articulação política no parlamento.
Apartes
Os deputados Capitão Samuel (PP), Maria Mendonça (PDT),Zezinho Guimarães (PL), Garibalde Mendonça (PDT) ressaltaram a importância de Francisco Gualberto no fortalecimento do parlamento sergipano.
O presidente da Alese deputado Luciano Bispo (PSD) falou . “Muito obrigado Francisco Gualberto, pela convivência, amizade e também por me ensinar tanto sobre o parlamento sergipano”, finalizou.
Foto Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese