Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
A delegada de polícia da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe(SSP), Ana Carolina Machado Jorge, recebeu o Título de Cidadania Sergipana na manhã desta quinta-feira, 7, no plenário da Casa Legislativa de Sergipe. A Sessão Especial contou com a participação dos deputados, delegados, amigos e familiares da homenageada. O Projeto de Resolução que concede o título à delegada é de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD).
Mérito
Ana Carolina Machado Jorge é natural de Recife. Graduada em Direito, a delegada é especialista em Ciências Criminais. No ano de 2004 a homenageada atuou como delegada da mulher em dois municípios da Paraíba. Em Sergipe a história de Ana Carolina iniciou no ano de 2006 quando ingressou na Polícia Judiciária como delegada da mulher no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) no município de Itabaiana.
A delegada atuou em vários municípios do estado de Sergipe, mas foi no município de Lagarto que desenvolveu o projeto de prevenção, combate e erradicação à violência doméstica e familiar contra a mulher. No ano de 2013 o município de Lagarto se tornou pioneiro na criação do primeiro grupo reflexivo para homens, autores de violência doméstica. A iniciativa possibilitou uma mudança de paradigma no enfrentamento ao crime.
Entrega do Título
O presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB) presidiu à mesa da solenidade e convidou o deputado Georgeo Passos (Cidadania) a entregar à delegado título de cidadã sergipana. O momento festivo contou com o toque musical da Banda de Música da Polícia Militar de Sergipe. Ausente por motivos de saúde, o discurso da deputada Gorreti Reis que faz jus ao título à delegada foi lido na íntegra pelo deputado Georgeo.
Em seu discurso a delegada contou que na sua primeira estada em Aracaju se dirigiu à Igreja do Santo Antônio e foi lá que rezou pedindo para ser aprovada no concurso público da polícia civil. A delegada revelou sorridente que a sua prece foi atendida, “fui aprovada, e assim passei a residir em Sergipe”.
Emocionada, a delegada Ana Carolina teceu agradecimentos aos parceiros de trabalho das delegacias e aos pares delegados por êxito nas operações de trabalho da polícia durante os anos que atuou na polícia civil em Sergipe. Também agradeceu aos amigos, colegas de trabalho, aos deputados e ao povo de Sergipe.
Encerrando a homenagem, o presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, parabenizou a servidora pública. “A delegada Ana Carolina é uma grande agente de combate à violência no estado. Ela deve ser bem braba”, brincou o presidente – momento em que a sua fala arrancou vasto sorriso de todos os presentes.
O deputado disse ainda que discorda ser Sergipe um estado violento, conforme dados divulgados. “Eu nunca acreditei que Sergipe fosse um dos estados mais violentos do Brasil, pelo contrario, é um dos mais seguros. Saibam que tudo o que chega aqui nesta casa para melhorar o trabalho de vocês quanto à segurança pública nós aprovamos”, registrou Luciano Bispo.
Título de Cidadão Sergipano
O título de cidadania é conferido ao cidadão que contribuiu, de alguma forma, para o progresso do estado ou desempenhou alguma atividade econômica, bem como, auxílio ou cooperação para que o poder público alcance seus objetivos.
Fotos: Jadilson Simões