Entrevistado na manhã desta quarta-feira, 9, pela Tv e pela Agência Alese de Notícias, o biólogo e professor César Roberto Perreira Franco, militante ambiental, externa que há décadas o Rio Piautinga, precisa de socorro. O rio Piautinga (ou Piauitinga) é um rio de Sergipe que deságua no mar, e que passa pelo município de Estância.
Segundo expõe o biólogo, o rio vem sofrendo brusca agressão pela ação antrópica. Há questões do tipo, desmatamento das matas ciliares, esgotamento sem tratamento adequado, lixo lançado no rio, e até mesmo lançamentos de fábricas.
“Apesar de ter várias tentativas de cuidar do rio, como reposição das matas ciliares, falta mais conscientização, mais ações de Educação Ambiental mesmo. O Rio Piauitinga é o único rio de água doce do Sul do Estado, demais são salobras. É água potável, de importância muito grande pela questão do abastecimento humano da região, e sócio-econômica, o município de Estância tem fábricas e industrias”, conta o biólogo.
Estratégia de ação
Para mitigar os impactos sobre o rio, César Franco ressalta que será feita uma reunião entre órgãos que fazem relação com os recursos hídricos, a fim de que seja realizada uma ação mais contundente, de melhorias para a proteção do rio e de suas nascentes.
Participarão das discussões: Deso, Demma, Saae, comitês de Bacias e Ong’s, entre diversos autores envolvidos com a pauta ambiental.
Por Agência Alese de Notícias
Fotos: Jadilson Simões.