logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Decreto de emergência é alento para municípios afetados pela seca”, diz Jairo

Ao lamentar o difícil situação enfrentada pelos municípios sergipanos em virtude da longa estiagem, o deputado estadual Jairo de Glória (PRB) considera que os decretos de emergência têm sido um alento, especialmente, para os sertanejos que perderam toda a produção e rebanhos, mas não resolvem o problema, que a cada ano é potencializado, sem que haja ações efetivas por parte do governo federal.

Ele explicou que os processos de emergências possibilitam às Prefeituras o acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, mas mesmo assim os beneficiários precisam enfrentar muita burocracia.

“A situação é desoladora. É muito grave. Os sertanejos, apesar de todo o prejuízo, vem resistindo com bravura a essa estiagem, mas é preciso adotar medidas que, de fato, solucionem o problema, de forma desburocratizada, menos política”, apelou, ressaltando que o Governo do Estado faz o que pode para minimizar esses efeitos danosos, mas as ações não têm sido suficiente, dada a gravidade do problema.

De acordo com ele, na atual conjuntura está faltando água até para o consumo humano. “Os animais morrendo, as safras sendo perdidas. É um caos total”, lamentou ao comentar que o governador Jackson Barreto telefonou ao ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, solicitando a liberação de 700 toneladas de milho, que já não servem para plantar, mas que vão ajudar no consumo animal. “O problema é que a burocracia emperra tudo. Dificulta ainda mais a vida de quem já não tem grande perspectiva”, afirmou.

Jairo apelou que todos os segmentos unam forças, somem-se à dor dos sertanejos e os ajude a passar por mais essa longa estiagem com um mínimo de dignidade. “É uma questão de humanidade”, enfatizou o deputado.

 

Por Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo