A deputada Estadual do PT, Ana Lula, utilizou a tribuna da Casa Legislativa de Sergipe para registrar que na data de hoje, 19, o mestre Paulo Freire completaria 97 anos. O educador brasileiro morreu em São Paulo de parada cardíaca aos 75 anos, em 1997.
Na oportunidade, deputada ressaltou que a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei que institui Paulo Freire como patrimônio da Educação Sergipana. “Ainda, projeto institui que na semana de seu aniversário a política pública e a sociedade civil pode estabelecer atividades e ações que fortaleçam toda a concepção que Paulo freire produziu e que é uma grande referência em nível mundial. É o brasileiro mais citado em todos os mestrados e teses de mestrado e doutorado fora do país”
Convite
Parlamentar disse ainda que toda a contribuição de Paulo Freire abrangeu não só na área da Pedagogia, mas principalmente, a área da Filosofia para a Educação Brasileira. “Portanto, o dia de hoje é muito importante para quem luta por uma escola de qualidade. Nesse sentido, estamos comemorando os 50 anos da primeira grande obra de Paulo Freire, que é a “Pedagogia do Oprimido”. Evento irá ocorrer na próxima sexta-feira, dia 26, na Escola do Legislativo, às 8h30.
“Será um amplo debate sobre a concepção de Paulo Freire, toda a sua teoria, diante da conjuntura que estamos vivendo. Contaremos com a presença do professor aposentado da Universidade de Campinas, João Vanderlei Geraldi, que é autor e inclusive, co-autor de alguns livros de Paulo Freire. Ainda, da professora Corinta Geraldi que é discípula e amiga de Paulo Freire, e também, do professor Romero Venancio, professor de Filosofia da UFS”, convidou a parlamentar.
Por, Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: Arquivo Alese