Curso: Escola do Legislativo Estadual contempla servidores da Câmara de Estância

Por Stephanie Macêdo- Agência Alese

Cerca de 19 servidores públicos da Câmara Municipal de Estância participaram na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, do curso de Gestão de Documentos, oferecido pela Escola do Legislativo Municipal Vereador Luiz Sérgio Nascimento Melo. A capacitação foi promovida pela Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio do Conecta, projeto idealizado e desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese). O projeto, além de oferecer cursos e oficinas de capacitação, estimula a implantação de Escolas Legislativas nos municípios sergipanos.

O Curso

Servidores de Estância participam de curso sobre Gestão de Documentos

Desta vez os servidores de Estância foram contemplados  com o curso de Gestão de Documentos, que visa orientar os servidores sobre a metodologia arquivista e a importância dos arquivos. De acordo com o bibliotecário Celson Iris da Silva, servidor da Alese, a organização e manuseio adequado do sistema de arquivo facilita a rotina administrativa.

” É importante que a gente consiga conhecer os instrumentos arquivísticos , os instrumentos legislativos para fazer um bom trabalho, dada a importância que esses documentos têm para toda e qualquer instituição. Isso também pode incluir bibliotecas, enfim, locais que guardem documentação de maneira geral”, explica.

Celson assegura que a gestão de documentos traz uma série de vantagens para o setor e para a comunidade em geral. ” Por facilitar a recuperação de informação, gerar mais agilidade e, consequentemente, maior segurança na tomada de decisão. A informação precisa, adequada e confiável repercutirá, no caso do Poder Legislativo, em melhores Projetos de Lei , melhores propostas para auxiliar a vida da comunidade, da sociedade em geral”, expôs.

Parceria

A diretora da Escola do Legislativo de Estância, Edneusa Melo, externou a importância da parceria  com a Alese para o fortalecimento profissional do servidor público municipal, e agradeceu o apoio dado pelo presidente da Casa Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, com a realização dos cursos.  Essa é a terceira vez que o Conecta  oferta cursos  de capacitação aos servidores da Câmara de Estância.

Edneusa Melo  agradeceu ao presidente da Alese, Luciano Bispo, por apoio de cursos aos servidores de Estância

“Além da qualificação profissional, o curso otimiza o funcionamento administrativo interno,e proporcionar o atendimento qualificado à comunidade. Essa parceria fantástica, que promove qualificação e conhecimento, agradecemos ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo e a diretora  da Escola do Legislativo Estadual, Isabela Mazza.”, declarou

Edneusa destacou ainda que a parceria proporciona ainda momentos de cidadania. “Nós recebemos aqui também a Companhia de Arte da Alese, que trouxe a peça teatral do ‘Auto da Cidadania’, onde os jovens adolescentes puderam ter a visão de direitos e deveres, e com isso essa mensagem eles crescem com essa consciência e aplicabilidade”, declarou.

Servidores

“Nós servidores precisamos estar sempre à frente da gestão, para estar facilitando o acesso das informações com a sociedade, quanto a organizacão dos documentos que são públicos”, revelou a cerimonialista, Gabriela Abreu Lima, que participou do curso.

A arquivista, Maria Aparecida da Conceição Santos, também participou do curso, e destaca a igual importância da organização dos documentos, seja ele físico ou  digital.

“Tivemos aqui um período difícil, pois não havia informática para melhor acesso de documentos. Há dez anos isso mudou, e os documentos estão digitalizados no sistema. Contudo, o documento na forma física  também é importante, o curso traz essa forma de organizar, manusear para conservar”, explicou.

A arquivista, Maria Aparecida da Conceição Santos, também participou do curso.

A arquivista revela ainda que  a organização gera agilidade e transparência. “Isso torno mais fácil a busca e a divulgação do material, e melhora o acesso da câmara e da comunidade com o documento”, observa a servidora.

Fotos: Jadilson Simões-Alese