Entre os dias, 6 a 8 de novembro, em Brasília, acontecerá a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 que terão como participantes o grupo dos parlamentos dos países mais ricos do mundo (P20). O evento acontece com o tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e visa o desenvolvimento socioambiental e a transição ecológica justa e inclusiva.
Durante o encontro também serão debatidas propostas quem podem contribuir com questões globais, como o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. Nos quatro dias de evento, as delegações envolvidas irão fazer uma reflexão sobre como os parlamentos podem auxiliar na definição de políticas que garantam a segurança alimentar e nutricional da população
Este trabalho tem como finalidade, a produção de um documento que será entregue à Cúpula de Líderes do G20, está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
G20
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global.
Composto por Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, o grupo corresponde à dois terços de toda a população do planeta e concentra 85% do produto interno bruto mundial e 75% do comércio internacional.
Foto: Agência Senado