Cultura: ‘Exposição Raízes da Arte’ segue até o dia 22

19/8/2022

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

A ‘Exposição Raízes da Arte’, mostra assinada pelos artistas plásticos Ismael Pereira e Israel Melo, vem sendo exibida ao público, gratuitamente, por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (ELESE) e o Palácio Museu Olímpio Campos. Compondo 74 obras, a exposição, instalada no salão de Multieventos do Palácio, irá ocorrer até o dia 22 deste mês,  das 10h às 17h, das terças às sextas-feiras. E no sábado, das 9h às 17h.

Mostra

O artista Israel Melo conta que a sua arte foi influenciada por diversos artistas renomados,  regionais e internacionais “A influência da arte é universal, não focamos em um só artista ou determinado grupo. A arte é tão ampla que bebemos de fontes diversas, como  Leonardo da Vinci, Portinari,  Michelangelo, Inácio e seu filho Caã. A influência é regional, nacional e internacional e isso é muito forte para o artista plástico. Eu e meu pai, no auge dos seus 81 anos, bebemos de muitas fontes variadas. Eu tenho meu pai como referência da arte, e principalmente, como referência de vida, de amor e dignidade”, salientou.

Melo já ultrapassou o Brasil com suas artes, a exemplo da  França, Alemanha e  Holanda. “A força da arte transcende a Geografia, a maior paga de um artista  é o transbordar a sua arte”, enaltece.

A história da arte de  Israel Melo é idêntica a história do seu próprio pai, Ismael Pereira, que é natural de Capela (SE). Apesar de sergipano, foi em Alagoas, mais especificamente em Arapiraca, que  Israel Pereira construiu a maior parte de sua carreira. O artista plástico, ainda muito jovem, já demonstrava a forte inclinação e vocação para as artes. Quando criança, fazia pinturas e desenhos com o que possuía à mão, desde um pedaço de carvão a um toco de lápis.

O curador da exposição, Arivaldo Chagas, que é o coordenador de Projetos Especiais da Elese, enfatizou que das 74 obras, 10 delas estão distribuídas no Espaço Multieventos do Palácio Olímpio Campos, e que, em função da parceria entre o Palácio e a Elese, duas das obras dos artistas que assinam a exposição estão instaladas na Escola do Legislativo.

“São obras de chamamento, para que os visitantes se  direcionem ao Palácio Museu. Nos expositórios das obras temos frases dos artistas, dissertando sobre as obras pessoais”, explicou, enfatizando que a parte da expografia da mostra contou com o apoio de Mario Portugal e Ana Caroline.

Foto: Jadilson Simões