Cristiano Cavalcante justifica viagem de comitiva de Governo à Irlanda

Por Kelly Monique Oliveira – Agência de Notícia Alese

O líder do Governo, deputado estadual Cristiano Cavalcante (União Brasil), subiu à Tribuna da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) inicialmente para parabenizar o governador, Fábio Mitidieri (PSD), por demonstrar não apenas pulso firme no Governo, mas também disposição para o diálogo direto com a sociedade ao revogar a Portaria nº 446/2023 – que trata de Centro de Formação de Condutores do Detran de Sergipe.

Isso demonstra uma administração pautada no diálogo e na escuta do que repercute na Alese”, defendeu Cristo que também declarou que o governador se comprometeu a ampliar a fiscalização sobre as autoescolas para acompanhar os preços praticados em Sergipe. Não houve aumento nas taxas do Detran, e sim uma variação no valor cobrado pelas autoescolas. O governador Fábio anunciou o Programa Roda Bem e a ampliação do método de pagamento de taxas médicas do Detran, que poderão ser pagas com pix ou cartão de crédito, além da isenção do IPVA para motos de 150 cilindradas, atendendo a uma demanda da população”, destacou o parlamentar.

Comitiva na Irlanda

Entre outros assuntos, Cristiano Cavalcante apresentou um balanço das atividades realizadas pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo e a delegação do Governo de Sergipe, liderada pelo vice-governador Zezinho Sobral (Cidadania), no Fórum Econômico e de Negócios em Dublin. Iniciativa se deu para mostrar o potencial do artesanato sergipano e da renda irlandesa produzida por Sergipe.

O papel da renda irlandesa como Patrimônio Cultural e econômico para a cidade de Divina Pastora e para o nosso estado é incontestável. Por meio desse produto artesanal e cultural, cerca de 250 famílias sobrevivem, passando essa verdadeira arte de geração a geração. Um dos resultados obtidos durante a missão à Irlanda foi a exposição da renda irlandesa de Sergipe, que se destacou como uma oportunidade única para preservar e promover a cultura sergipana. Essa iniciativa não apenas fortalece os laços culturais para o crescimento sustentável do artesanato, estimulando empresários e designers a investirem na renda sergipana e impulsionarem a economia local, da mesma forma que a deputada Linda Brasil faz diariamente ao utilizar colares de rede irlandesa”, afirmou Cristiano.

No discurso, Cristiano Cavalcante justificou a participação de Sergipe, que foi ressaltada em diversas ocasiões. “Vale ressaltar que a extensa agenda só se tornou viável porque Sergipe levou uma comitiva com oito pessoas. A missão à Irlanda também abriu portas para oportunidades de negócios em diversos setores, destacando o potencial do nosso estado”, colocou.

Prato do Povo

Sobre o programa Prato do Povo, que foi tema de discurso no plenário da Alese, o líder do governo informou que a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania concluiu o processo licitatório para a contratação de empresas especializadas para oferecer as refeições. “O processo foi conduzido por meio de cinco pregões eletrônicos regionalizados, seguindo os preceitos legais estabelecidos. O programa Prato do Povo é uma iniciativa fundamental para fornecer refeições de qualidade de forma gratuita, garantindo a alimentação adequada e contribuindo para a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social”, finalizou.

Foto: Joel Luiz