logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Criação do Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia é aprovada pela Alese

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Aprovado, por unanimidade, o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia, a ser celebrado anualmente no dia 24 de maio. O Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PDT), de nº 216/2022, entrou em votação nesta quarta-feira(20), durante a Sessão Plenária. 

A Esquizofrenia é um transtorno crônico e incapacitante, e urna série de sintomas afetam, de modo geral, como o indivíduo pensa, age e sente. Dentro das experiências psicóticas mais comuns estão as alucinações e os delírios. A esquizofrenia alem de afetar a vide psíquica, traz distúrbios de sono, comportamento fora do comum, perda de apetite, entre outros.

Projeto

O projeto de lei objetiva dar visibilidade as pessoas acometidas pela esquizofrenia, bem como a seus familiares, que necessitam de constante capacitação para a convivência.

De acordo com a propositura, no Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia, e na semana da data de comemoração, as entidades públicas e privadas poderão promover ações voltadas à temática, abrangendo, dentre outras atividades, a promoção do debate sobre as condições da pessoa com esquizofrenia, fomentando o respeito por seus direitos e dignidade; o combate de estereótipos, preconceitos e praticas nocivas em relação pessoa com esquizofrenia, em todas as áreas da vida; e a contribuição à plena inclusão da pessoa com esquizofrenia na sociedade,
especialmente no mercado de trabalho, e ainda, a difusão de orientações sobre o tratamento adequado, com medicamentos e apoio psicossocial.

“O que se propõe e um debate aberto que visa a conscientização da população para esse transtorno e ainda, para entendermos que a esquizofrenia não tem cura, mas como o devido tratamento, em muitos casos permite a pessoa por ela cometida a ter urna vida digna”, justificou a parlamentar no projeto.

Com a aprovação nas Comissões e no Plenário, o projeto seguirá agora para sanção governamental. A data entrará para o Calendário de Eventos do Governo do Estado.

 

Foto: Joel Luiz/Agência Alese

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo