logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Covid: Talysson pede ampliação da odontologia hospitalar

FOTO: JADILSON SIMÕES



Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Talysson de Valmir, PL, chama atenção para a necessidade de que sejam intensificadas algumas rotinas de saúde, para evitar e diminuir a exposição do nosso organismo ao vírus, com destaque para a saúde bucal. Nesse sentido ele apresentará indicação para que o Ministério da Saúde fortaleça a política nacional de saúde bucal ampliando a Odontologia Hospitalar em todo o Brasil, visando dar suporte aos pacientes com a Covid-19 ou com outras enfermidades que necessitem de hospitalização.

O parlamentar destaca que a indicação é uma proposição da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), que por meio de sua presidente, Joana Batista Oliveira Lopes, e o secretário geral Ernani Bezerra da Silva, atendendo a solicitação de vários cirurgiões dentistas do país, encaminhou ao Ministério da Saúde um ofício requerendo a ampliação da Odontologia Hospitalar no Brasil, considerando a necessidade de fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal para dar suporte aos pacientes com a Covid-19.

A FNO vem percebendo que os pacientes em estado crítico, internos nas unidades de terapia intensiva (UTI’s), bem como em apartamentos e nas enfermarias, necessitam da política de saúde bucal com urgência. Nesse sentido, a FNO cita parecer técnico das cirurgiãs dentistas e professoras Dra. Glória Maria Pimenta Cabral (CRO 2928-PB) e Dra. Karina Galvão (CRO 2879-PB) que recomendam a ampliação de serviços a fim de minimizar as complicações locais e sistêmicas associadas a cavidade oral.

“É importante lembrar que os olhos, nariz e boca são as principais portas de entrada para a Covid-19, bem como para milhões de germes. Além de lavar as mãos com sabão, manter a saúde bucal também é muito importante para a saúde de qualquer cidadão, muito mais ainda para aqueles internados com a Covid-19 e outras doenças. Espero que essa indicação seja aceita e o mais rápido possível seja ampliada a rede de odontologia hospitalar”, diz Talysson.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo