COVID-19: uso de máscara de proteção é obrigatório

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Vários estados e cidades brasileiras estão adotando o uso obrigatório de máscaras de proteção como uma das medidas para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, em Sergipe, através do decreto nº 40.576, o governador Belivaldo Chagas, já recomendou o uso de máscaras pela população em geral nos casos de circulação em áreas públicas e de uso comum no estado. Recentemente, os municípios de Simão Dias e Ribeirópolis também tornaram obrigatório o uso de máscaras.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) está em tramitação um Projeto de Lei, que visa tornar obrigatório o uso da máscara em todo estado de Sergipe. A propositura é da deputada estadual Goretti Reis (PSD).

Para a presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Casa Legislativa, Janier Mota, qualquer forma de cuidado, especialmente as indicadas pelos órgãos de Saúde, devem ser encorajadas e praticadas por todos.

“Sou extremamente a favor do uso obrigatório de máscaras, pois estamos vivendo um período desafiador, onde devemos nos proteger por nós e também pelo nosso próximo. Reforço ainda o cuidado na devida higienização de máscaras de pano, que têm duração média de duas horas e precisam ser lavadas antes de nova utilização; além disso, não devem ser compartilhadas”, ressaltou.

Decretos municipais

Através de Decreto nº. 2.813/2020, o município de Simão Dias tornou obrigatória a utilização de máscaras pela população em geral, quando em trânsito nas vias públicas, condução coletiva, estabelecimentos comerciais e repartições públicas, durante o período compreendido de emergência em face da pandemia de Coronavírus. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, Simão Dias já registrou quatro casos confirmados da Covid-19, inclusive com um óbito.

Já em Ribeirópolis está em vigor desde a última sexta-feira, dia 24, a Lei Municipal de número 904/2020, que também torna obrigatório o uso de máscara por todos os cidadãos, enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Na região, não possui confirmação da doença, segundo a secretaria de saúde.

Com informações www.se.gov.br

Foto: Divulgação/diariodegoias.com.br