Cordelistas destacam importância de PL para a valorização da cultura

As dirigentes da Associação de Cordelistas de Sergipe, Izabel Nascimento e Salete Nascimento, visitaram hoje (7) a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) para se enaltecer a iniciativa da parlamentar em, através de Projeto de Lei, instituir o programa de fomento à literatura de cordel nas escolas públicas e privadas em todo o Estado de Sergipe.

Na oportunidade, elas se colocaram à disposição para contribuir com o projeto e, por sugestão da própria deputada, ficaram de apresentar uma emenda que contemple os interesses da categoria. “Além de fortalecer a nossa propositura, legitima, ainda, mais a discussão”, disse Maria. “Essa é uma iniciativa que muito nos alegra”, disse Izabel, ao lamentar que não exista a obrigatoriedade de se trabalhar o cordel nas escolas.

O projeto, já protocolado na Assembleia Legislativa, tem como objetivo contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da cultura popular brasileira, e reduzir a discriminação em relação à regionalidade cultural, especialmente, às manifestações nordestinas.

“É importante preservarmos e promovermos a literatura de cordel que, até bem pouco tempo, foi estigmatizada devido ao linguajar despreocupado e regionalizado. Hoje, no entanto, essa literatura é bem mais respeitada, abrindo-se inclusive espaços fortalece-la”, disse Maria, citando o exemplo da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada no Rio de Janeiro.

De acordo com a deputada, a escola tem um papel fundamental no fomento e promoção da cultura nacional, trazendo a sua valorização para os estudantes e auxiliando na prevenção e erradicação do preconceito. “Enquanto cordelista e professora, estou feliz e otimista! Em alguns lugares, por incrível que pareça, é um desafio falar sobre cultura no processo educativo”, disse Izabel.

Por sugestão de Maria Mendonça os representantes da categoria participarão de uma sessão especial – em data a ser definida- para falar um pouco sobre o desafio de manter essa cultura viva. “A Assembleia Legislativa é a caixa de ressonância da nossa sociedade. Da tribuna, os cordelistas poderão falar das suas dificuldades e desafios”, salientou Maria.

Texto/foto: Por Assessoria Parlamentar