Coordenador solicita apoio para a Flise 2017 na Alese

O idealizador e coordenador da Feira de Leitura e do Livro de Sergipe (Flise), Gustavo Aragão, concedeu uma entrevista para a TV Alese, quando aproveitou para pedir o apoio do Poder Público em geral para a segunda edição do evento, prevista para o mês de setembro. A proposta da Flise é buscar a promoção da democratização do acesso à leitura de forma gratuita. Os organizadores querem colocar Aracaju como referência nos Circuito de Feiras e Bienais do Brasil.

Na oportunidade, Gustavo destacou o sucesso da primeira edição de 2015. “Em três dias, nos turnos tarde e noite, reunimos quase 50 mil pessoas. Em cinco dias, a Feira Literária Internacional de Paraty, no Riod e Janeiro (RJ), em 2016, reuniu cerca de 20 mil pessoas. Naquela oportunidade, nós reunimos 42 empresas que acreditaram e apostaram no projeto, somando esforços para que tudo desse certo no Parque Augusto Franco”.

Em seguida, Gustavo Aragão enfatizou que em 2015 a Flise teve 25 colóquios, participações artísticas, com muita dança, música, teatro e literatura em geral. Foi uma verdadeira festa que gerou emprego e renda, e movimentou a economia do Estado. Nosso sonho é colocar Aracaju na rota obrigatória dos eventos culturais e para isso a gente espera que o poder público se mobilize e abrace a ideia”.

Por fim, Gustavo Aragão falou ainda do estímulo ao desenvolvimento e atualização acadêmica. “Queremos o apoio para que os alunos da rede municipal e estadual possam ingressar no evento e tenha o inventivo de poder escolher um livro. Muitos não têm condições de comprar e isso democratizaria o acesso à leitura. É essa a nossa proposta. Isso movimentaria o evento. Quero contar com o apoio e a sensibilidade do Governo do Estado, da Prefeitura de Aracaju, da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Aracaju e demais órgãos públicos”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões