Convite: Ana Maria Medina será agraciada com Medalha Deputada Quintina Diniz

A ex deputada Susana Azevedo, através de Resolução nº 15/2008, datada de 13 de novembro de 2008, sugeriu a Assembleia Legislativa de Sergipe a concessão da Medalha Deputada Quintina Diniz à Ana Maria do Nascimento Fonseca Medina.

A indicação  do nome foi realizada por meio do Conselho de Deliberação, aprovada de forma  unânime pelo Conselho, que na época era composto pelas deputadas estaduais, Angélica Guimarães, Conceição Vieira, Celinha Franco, Goretti Reis e Ana Lúcia.

A outorga da Medalha será realizada nesta terça-feira (16), às 14h30 no gabinete da presidência da  Casa Legislativa.

Um pouco sobre a homenageada

Ana Maria do Nascimento Fonseca Medina é sergipana da cidade de Boquim,  é escritora, graduada em Letras Português-Francês, pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, atuou como coordenadora da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), do Tribunal de Justiça de Sergipe, elaborou um dicionário biográfico dos desembargadores do Poder Judiciário de Sergipe, publicou efemérides sergipanas em dois volumes, Ponte do Imperador em duas edições, Memória da Ordem do Mérito Serigy, Cartas Hermes Fontes- Angústia e Ternura, elaborou projeto de pesquisa da memória de alguns magistrados sergipanos com a conclusão dos perfis biográficos dos mesmos. Em 2007 foi eleita membro da Academia Sergipana de Letras.

Medalha

A Medalha Quintina Diniz é uma homenagem à sergipana nascida em Laranjeiras e falecida em Aracaju no dia 22 de julho  de 1942.

Ela foi a primeira mulher a eleger-se deputada em terras de Sergipe. Foi mestra devotada, educadora inigualável, alma magnânima e sublime, como jamais pôde alguém superá-la, tendo a vida inteira, de abnegação e sacrifício.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: Silvio Rocha- ASN