logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

CONVID-19: confinamento evita o contágio

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Uma das soluções encontradas por governantes do mundo inteiro no sentido de controlar a propagação do novo coronavírus foi o confinamento. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou  no início do mês de março deste ano, 2020, que a CONVID-19, nova doença causada pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia. Isto já era esperado, pois, há algumas semanas, esta nova doença viral já havia se espalhado pelo mundo, atingindo os 5 continentes.

O momento da epidemia no Brasil é de prudência, cautela e obediência às medidas de segurança orientadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS. Entre as orientações, destaque para a medida de contenção , evitando assim, aglomerações de pessoas e a possibilidade do contágio  e a transmissão coletiava pelo coronavírus. A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.

Transmissão Coletiva

Para evitar a transmissão foram adotadas algumas medidas. Para áreas com transmissão comunitária/sustentada  foi  recomendada a redução de deslocamentos para o trabalho. O Ministério da Saúde incentivou ainda que  reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (home office). Adotar horários alternativos para evitar períodos de pico também é uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde aos estados. 

Para quem se contaminou ou é suspeito, o  Ministério da Saúde recomendou o isolamento domiciliar. Essa medida ficou também para  viajantes que cheguem ao Brasil vindos do exterior. O isolamento domiciliar requer cuidados específicos, como a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes da casa.

Home 

Muitas situações de confinamento preventivo ocorreram pelo país nos últimos dias. Decretos de governos, Estadual, Municipal e Federal,  foram publicados e sugeriram a suspensão de pessoas aos shoppings, escolas, entre outros ambiente que recebem grande público, como os organismos públicos. Para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira, 18 de março, do Diário Oficial da União (DOU).

Na Casa Legislativa de Sergipe (Alese), local de grande acesso populacional,  além do trabalho realizado no formato home office para os funcionários, uma das medidas adotadas pela Casa para evitar a propagação do vírus  foi a suspensão do acesso de pessoas ao prédio da Alese, evitando assim o contágio por aglomeração diante das sessões plenárias. As atividades em plenário somente ocorrerão na próxima quarta-feira (25). 

 

Foto: Imagem Grátis Google

 

  

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo