Conheça o papel da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) é uma sociedade civil de direito privado, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constitui-se por tempo indeterminado como entidade representativa da classe dos deputados estaduais e distritais, bem como das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital. A UNALE tem sede e foro em Brasília, Distrito Federal.

Em todo o Brasil, várias assembleias estão filiadas à UNALE, a exemplo da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que tem como presidente o deputado Estadual, Luciano Bispo (MDB).  Usufruir de todas as prerrogativas inerentes às finalidades da associação bem como dos serviços e a estrutura oferecidos pela entidade,  e ainda,  participar de plano de previdência complementar e aderir ao Fundo de Assistência Parlamentar (FAP),  são direitos das Assembleias Legislativas, da Câmara Distrital, dos Deputados Estaduais e Distritais, no exercício do mandato, e que estão  filiados à UNALE.

Finalidade

A UNALE  tem por finalidade principal, representar nacionalmente os Legisladores e Legislativos Estaduais e Distritais junto aos demais Poderes constituídos. Também faz parte do papel da união nacional das assembleias legislativas,  promover a vocação do Poder Legislativo, por meio de seus componentes, como catalisador da organização política da sociedade brasileira.

A  defesa e o aperfeiçoamento das atividades, dos direitos e das prerrogativas de seus filiados, bem como do  regime democrático, representativo e participativo e o da  manutenção da preservação e equilíbrio do sistema federativo fazem parte da finalidade da Unale.

Estende-se ainda ao objetivo principal, a  modernização dos procedimentos legislativos, objetivando a racionalidade de seu processo decisório e a  efetiva participação dos Legisladores e Legislativos estaduais e distritais na alteração do texto constitucional.

Todas às atribuições e objetivos da A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) podem ser encontradas no Estatuto da Unale, por meio do site:www.unale.gov.br

Por, Stephanie Macêdo – Rede Alese

Foto: Unale