Conheça a Alese: Gilton Lima é servidor há 22 anos

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), valoriza servidores da Casa que fizeram e fazem história através da sua dedicação, zelo e amor ao seu trabalho. O homenageado desta semana no “Conheça a Alese” é Gilton Lima.

O servidor público é garçom no parlamento sergipano há 22 anos. Sua missão no plenário Pedro Barreto de Andrade  é servir o café quentinho à todos que acompanham as sessões plenárias. Seja aos deputados, às galerias, bem como à bancada de imprensa. Seu trabalho é pautado com educação, simpatia, rapidez, objetivando  agradar à todos, servindo com eficiência e organização.

“Foi na Alese que criei minha família”, disse com orgulho Gilton Lima, que segundo ele, ao longo desses anos também fez amizades sólidas, que vai desde ex deputados, a exemplo de José Teles, até mesmo quem visita a Casa.

O Dia do Garçom é comemorado anualmente em 11 de agosto, é uma das profissões mais antigas do mundo. No Brasil faz parte da cultura popularA Assembleia Legislativa de Sergipe, neste dia especial, aprova por unanimidade, Requerimento de Congratulação à todos estes profissionais.

No Brasil, cerca de 140 mil garçons atuam com carteira assinada. Contudo, muitos outros atuam na informalidade, além de revezarem entre estabelecimentos diferentes.

No ano de 2017, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, aprovou com duas emendas, proposta que regulamenta a profissão de garçom – reconhecido no texto como aquele que, em estabelecimentos do ramo de hotéis, restaurantes, bares e similares, exerce a função de servir alimentos e bebidas a clientes.

O texto aprovado assegura ao garçom o direito a um piso salarial no valor de R$ 2.811,00, para uma jornada de 8 horas diárias, devendo as horas extraordinárias serem pagas com 50% de acréscimo sobre o salário legal ou contratual.

Por Luciana Botto- Rede Alese com informações da Câmara Federal

Foto: Jadilson Simões