Congresso em Pauta trata da proposta que cria Lei de Dados Abertos

Por Stephanie Macêdo

No Congresso em Pauta desta quinta-feira (17), programa da TV ALESE (canal 5.2), o tema discutido foi a proposta que cria Lei de Dados Abertos. A co-fundadora do Instituto de Governo Aberto, Vanessa Menegueti, concedeu entrevista (ao vivo) ao programa e falou sobre a proposta que está em tramitação na Câmara dos deputados, em Brasília.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, no início deste mês, dia 04, a proposta que cria a Lei de Dados Abertos, para garantir o acesso público aos dados primários não sigilosos produzidos ou coletados por órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelo Ministério Público, em quaisquer esferas (federal, estadual ou municipal).

A medida valerá também para as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), ao Projeto de Lei 7804/14, do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), e projetos apensados- que são projetos que tratam de assuntos iguais ou semelhantes.

A co-fundadora do Instituto de Governo Aberto, Vanessa Menegueti explicou o conceito e a  importância dos dados. “O dado é toda informação gerada. No caso do governo, que oferece políticas públicas, ele gera dados todo o tempo. O dado é aberto quando qualquer pessoa pode ter acesso livre a ele. Então, o  dado aberto pode ser utilizado,  modificado e compartilhado É a informação primária, bruta, vem antes de qualquer interpretação”, explicou.

Abordada sobre a proposta do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), Vanessa Menegueti ressalta que, basicamente, texto complementa e fica atento a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), de nº 13.709/18, que tem como garantia a transparência total no tratamento, uso de dados pessoais e coletas de informações dos consumidores por meio de empresas públicas e privadas brasileiras.

“No substitutivo do relator, ele traz que, quando o dado bruto identificar uma pessoa, isso deve ser tratado antes da divulgação. É importante cuidar porque a LGPD ainda está sendo implementada e não pode representar um retrocesso na transparência”, analisa.

Congresso em Pauta

Além de acompanhar os programas da Tv Alese pela televisão, através do canal 5.2 (principal), você pode acompanhar também pelos canais alternativos: Sky e Vivo (canal 348.2). Acompanhe através das redes sociais: Site da Agência de Notícias, e pelas plataformas do YouTube e Facebook.

O programa Congresso em Pauta é apresentado de terça a quinta-feira, às 9h30 (ao vivo) pela jornalista Clécia Carla.