logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Congresso em Pauta discute tecnologia 5G no Brasil

Por Stephanie Macêdo

A implantação da tecnologia 5G no Brasil com os impactos do serviço no país foi tema do programa ‘Congresso em Pauta’ da TV Alese. O assunto está em discussão no Congresso Nacional, em Brasília, e vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho que tem na coordenação a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B- AC).

O grupo denominado de GT – 5G da Câmara Federal foi criado em 2020 para acompanhar os impactos da implantação da tecnologia 5G no Brasil. O objetivo é propor medidas para aperfeiçoar  a legislação relacionada aos serviços de telecomunicações. O Senado Federal também instalou uma comissão semelhante que além de parlamentares, abrange também especialistas na área e representantes da sociedade civil.

Entrevista

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Igor Calvet, concedeu entrevista, ao vivo, ao programa Congresso em Pauta em que falou da implementação do 5G e afirmou ser a melhor política industrial que o Brasil pode ter neste momento. “A tecnologia das redes de quinta geração (redes 5G) possui papel central no processo de transformação digital da economia e da sociedade, com isso, mudando a realidade dos sergipanos, nordestinos e de todos os brasileiros”, destacou.

Ele destaca que além de permitir que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, a tecnologia 5G promoverá mais velocidade, maior
capacidade de banda e maior conectividade entre dispositivos com menor tempo de resposta. Com isso, será possível executar serviços críticos e que requerem alta confiabilidade de comunicações. 

Igor Calvet lembrou que essa tecnologia estará, inicialmente, direcionada para empresas, com aplicação em cidades inteligentes, veículos autônomos, procedimentos de saúde realizados à distância e a automação e uso de robótica na produção e  nos serviços que se tornarão parte do nosso dia a dia.

Para a implementação do 5G, será necessária a realização de um leilão de radiofrequências, previsto para ocorrer no final do primeiro semestre deste ano. O programa Congresso em Pauta é exibido das terças às quintas, às 9h30, com apresentação da jornalista Clécia Carla e pode ser visto no canal do Youtube da TV Alese.

Foto: Pixabay

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo