Conferências de Igualdade Racial são destacadas na TV Alese

O coordenador de Promoção de Equidade da Assistência Municipal de Aracaju, Paulo Victor Melo, foi o entrevistado dessa sexta-feira (18) na TV Alese, quando promoveu as Pré-Conferências unicipais de Igualdade Racial que acontecem até a próxima segunda-feira (21).

O evento, que é uma preparação para a III Conferência Municipal de Igualdade Racial e contará com a presença de representantes dos poderes municipal e estadual, além de organizações não-governamentais, movimentos sociais e sociedade civil, tem como objetivo discutir assuntos relacionados ao enfrentamento do racismo, conquista de direitos das pessoas negras, o combate à intolerância e outras formas de discriminação.

Segundo Paulo Vitor de Melo, as Conferências são espaços de democracia, conquistas da democracia brasileira. “As políticas públicas são feitas para materializar os direitos da população e nada mais que natural que as pessoas participem diretamente deste espaço em que as políticas são definidas, resgatadas e aprimoradas”.

O coordenador de Promoção de Equidade da PMA explicou que as pré-conferências vão percorrer alguns bairros da capital e, em setembro, será realizada a etapa Municipal. “A gente precisa entender que há uma descrença maior com a política e precisamos reverter isso. Nossa vida coletiva é definida com a política. Precisamos gostar e participar da política. Esse é um dos desafios dessas pré-conferências”.

Paulo Vitor de Melo explicou ainda que está havendo um diálogo contínuo com os grupos de jovens, coletivos de estudantes e grupos culturais no sentido de mobilizar a população. “Ainda temos o racismo muito presente na nossa sociedade, inclusive o racismo religioso. A população negra sempre foi muito excluída da definição de Poder. Temos sempre uma representação minoritária”, completou, destacando que várias religiões de matriz afro estão participando das conferências, mas que o evento é aberto para todas as igrejas.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões