Para falar sobre a Conferência dos Países que Falam a Língua Portuguesa, que esse ano terá como tema: ” O Mundo Lusófono em Movimento: Passado, Presente e Futuro”, a professora da Universidade Católica de Brasília, Leila Bijos, que é uma das organizadoras do evento, concedeu entrevista, na manhã de hoje, 28 de junho, ao Jornal da Alese. A 5ª edição da Conferência da Associação de Estudos Lusófonos acontecerá em Aracaju de 28 de Junho a 2 de Julho no Hotel Mercure, na Orla da Atalaia. Também participou da entrevista, o diretor presidente da Associação de Estudos Lusófonos.
O evento reunirá pesquisadores que fazem parte de países que falam a língua portuguesa como a Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. Em entrevista, Leila Bijos explicou que ” a capital sergipana foi escolhida para sediar o evento por multiculturalismo e pelo papel das instituições acadêmicas”.
Segundo Carlos Curto, temas do evento será amplo. “Vamos trabalhar com o contexto da imigração, escravidão, colonialismo e mostra a necessidade de cooperação técnicas internacional com todos esses países e especialistas, resgatar uma história e partir para o futuro com desenvolvimento , tecnologia e inserção social e mostra a esses jovens que eles tem a possibilidade de fazer e pesquisas nesses países, é uma pesquisa com conhecimento e na prática”.
Por Agência de Notícias Alese
Foto Jadilson Simões