Conferência da Unale é aberta por ministro do TCU

Conhecido nacionalmente pelo parecer contra a aprovação das contas de Dilma Rousseff, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, será o primeiro palestrante da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento será aberto oficialmente nesta quarta-feira, às 19h30, mas diversas atividades acontecem a partir das 9h30 com reunião das entidades legislativas, delegações estrangeiras e da Confederação Parlamentar das Américas (COPA). Ainda no período da manhã ocorrem reuniões das comissões de Democracia e Paz, Direitos Humanos, Povos Indígenas e Segurança dos Cidadãos e de Saúde.

O oncologista e mastologista Carlos Anselmo Limas e o infectologista Marcos Aurélio de Oliveira Goes discutem o tema ‘Câncer nas Américas’ e ‘Zika Vírus’ em palestras no final da manhã. Após o almoço o Comitê Executivo da Rede de Mulheres Parlamentares da COPA e Secretaria de Mulheres da Unale se reúnem pata debater ‘Direitos sexuais e reprodutivos’. A deputada Alicia Gutiérrez, presidente da Rede de Mulheres, e a deputada Maryse Gaudreault, abordam o tema ‘Direitos sexuais reprodutivos’. A consulesa Alexandra Loras fala sobre ‘Empoderamento da Mulher’. A principal palestra do dia fica a cargo do ministro Augusto Nardes: “Governança Pública – O desafio do Brasil”.
Na quinta-feira, 2, a 20ª conferência da Unale começa com a palestra “Desenvolvimento e Segurança Jurídica”, com Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Jurista mineiro de fama internacional, Barbosa foi procurador da República. No STF foi presidente de 2012 até 2014. Ex-professor da UERJ, é advogado e conferencista. Foi eleito em 2013 uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela Revista Time. O ex-ministro, a exemplo dos demais palestrantes, vão formular uma visão atualizada sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.
Às 11 horas Fernando Schuler e Bruno Quick discutem “Os desafios da modernização na gestão pública”. Às 14h30 acontece uma mesa redonda sobre ‘Perspectivas Políticas e Econômicas – Consequências e Oportunidades’, com Gustavo Loyola e Renato Casagrande. A discussão será mediada pela jornalista Salete Lemos. O segundo dia da conferência será encerrado com a palestra “Construindo a melhor versão do futuro”, com o ministro Carlos Hilsdorf, economista e consultor de empresas.
Na sexta-feira, a 20ª CNLE será encerrada com uma assembleia geral ordinária, ao meio dia. Antes, acontece outro ciclo de palestra sobre ‘Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo’, com ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e o empresário Luciano Barreto. Em seguida, Marcos Rossi fala sobre “O desafio é superar seus limites”.
A CNLE, além dos debates, terá vários encontros de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, com reuniões e palestras realizadas em paralelo ao evento principal. São 17 grupos dentro da conferência. A Confederação Parlamentar das Américas, com cinco secretarias especiais, e o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, executarão várias atividades que contarão com palestras. Ao final do evento, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.