Conferência abre as comemorações do Centenário de Paulo Freire na Alese

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) abriu, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (2), as comemorações do Centenário de Paulo Freire com a realização da Conferência ‘A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire no século XXI’, proferida pelo jornalista, professor e estudioso do educador, José Cristian Góes, no plenário da Casa.

A iniciativa da comemoração dos 100 anos de Paulo Freire se origina da Lei Estadual de nº 8.779/2020, de autoria do deputado Iran Barbosa (PT), que institui 2021 como o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’, que contará com uma extensa programação.

“Quero agradecer a todos que estão participando desta Sessão Comemorativa, a todos que têm ajudado a construir as atividades comemorativas deste Centenário, assim como a todos os parlamentares que votaram pela aprovação da Lei Estadual que instituiu 2021 como o ‘Ano Cultural Educador Paulo Freire’ e definiu formas de estimular e promover o pensamento paulofreireano. Quero manifestar também um agradecimento especialíssimo ao jornalista Cristian Góes, esse entusiasta do pensamento de Paulo Freire, mas muito mais que isso, um estudioso desse pensamento e de suas práticas, quer seja na áreada Comunicação, na Universidade, ou nas práticas cotidianas que nos desafiam; e não por menos escolhemos o seu nome para esta abertura”, destacou Iran Barbosa.

“Em uma entrevista, fui instado a responder como o pensamento de uma pessoa que nasceu em 1921 torna-se ainda atual. Disse que é exatamente neste momento que o pensamento de Paulo Freire é mais do que atual, sua contribuição é necessária para enfrentarmos as tentativas em andamento de implantar, em nosso país, uma educação excludente, que deixa de fora as pessoas com deficiência e propõe que as universidades não devam ser para todos. Neste cenário, darmos evidência ao pensamento paulofreireano é uma necessidade. Para alguns pode parecer de pouco significado o destaque que a Alese está dando a este Centenário, mas aqueles que conhecem a contribuição de Paulo Freire sabem a importância de estarmos reafirmando o seu pensamento”, enfatizou o parlamentar, que dedicou a Conferência de Abertura a outra educadora e paulefreireana, a ex-deputada estadual Professora Ana Lúcia (PT).