logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comunicadores são homenageados com a Medalha João de Menezes Barros Filho

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, aprovou e concedeu no final da tarde dessa segunda-feira (17), no plenário da Casa, a Medalha do Mérito “Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filhos (Barrinhos)”, durante uma sessão especial bastante concorrida com amigos e familiares dos 14 homenageados.

Deputada Kitty Lima

A Comissão apreciou e aprovou os nomes de 14 personalidades que contribuem e contribuíram com a comunicação no Estado de Sergipe: Rosângela Dória; Carla Suzanne Silva e Lima; Laura Lídia Kummer; Gilvan Fontes; Rogério César Monteiro; Jozailto Lima; Fabiana Bartira; Ricardo Marques; Evandro Oliveira Noronha; Émerson Ferreira da Costa; César de Oliveira; José Cristian Góes; Euler Ferreira e Raimundo Luiz.

A presidente da Comissão de Cidadania da Alese, deputada Kitty Lima (Cidadania 23), destacou a decisão do Conselho que apreciou e aprovou as indicações das 14 personalidades da Comunicação Social. A conselheira Susana Azevedo estava representando o Tribunal de Contas; o vereador Juvêncio Oliveira a Câmara Municipal de Aracaju (CMA); e o diretor de comunicação Luciano Araújo, representando o Tribunal de Justiça.

Luciano Bispo

O presidente da Alese explicou que as escolhas se deram com muito critério, que não houve qualquer intervenção da Mesa Diretora ou da diretoria da Casa. “Foram muito bem escolhidos pela deputada Kitty Lima e a Comissão. Não tenho vergonha de dizer que sou político e atuo com o maior respeito. Fazer jornalismo neste País é um sacerdócio, é algo difícil, mas carregado de carinho e amor. Eu agradeço a todos em nome dos sergipanos”, disse, assegurando a instalação de repetidoras da TV Alese em alguns municípios nos próximos anos. “Quero ver a TV Alese chegando em todas as residências desse Estado”.

Iran Barbosa

César Oliveira e Iran Barbosa

Falando em nome da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Iran Barbosa (PT), saudou os homenageados exaltando profissionais das várias vertentes da comunicação, prestam uma contribuição indispensável à promoção da informação, do entretenimento e da cultura locais. “Profissionais que são, portanto, fundamentais à democracia e ao desenvolvimento social de Sergipe. O labor daquelas e daqueles que são hoje agraciados com a Medalha do Mérito é, antes, um elemento indispensável à qualificação de nosso sempre ameaçado sistema democrático”.

Mais adiante, Iran Barbosa exaltou a importância de se reconhecer e valorar o papel de Barrinhos para a comunicação sergipana. “Barrinhos foi um comunicador na acepção da palavra. Nosso patrono soube adaptar-se e dominar vários formatos em uma época em que a escassez de recursos tecnológicos soaria como impeditivo para a afirmação de produções locais, dirigidas a um público que, de outra forma, estaria limitado a conteúdos dependentes da produção cultural do eixo Rio-São Paulo, definida com base em um projeto de hegemonização cultural que interditava a divulgação da cultura regional”.

Bartira Brito

Mestra em Sociologia, a diretora comercial com experiência Marketing, Publicidade e Comunicação, Bartira Santos fez um agradecimento especial à deputada Janier Mota (PR) pela homenagem e disse que “para mim, que há mais de 20 anos atuou em uma função estratégica de bastidores, receber essa Medalha é uma grande felicidade, fico numa imensa satisfação. Alguns aqui já trabalharam comigo nas áreas de publicidade e marketing. Vou seguir somando forças com os empresários sergipanos em todas as frentes, mantendo meu compromisso com a promoção da cultura. Vou guardar este momento para o resto da minha vida”.

Carla Suzanne

Carla Suzanne e Goretti Reis

Pós-graduada em “Gestão em Comunicação”, a repórter é responsável pela cobertura de fatos marcantes para o noticiário sergipano e nacional e estendeu sua premiação com os profissionais da TV Sergipe. “Eu nunca em senti tão lisonjeada! Ainda mais em poder dividir com esse time de profissionais tão renomados. Quero agradecer ao presidente Luciano Bispo e quero dizer que eu divido esta homenagem com a TV Sergipe, porque foi lá onde eu comecei minha trajetória, onde aprendi a ser repórter, a fazer tudo que fiz, que faço e que ainda farei. São 24 anos aprendendo todos os dias, vivendo um novo começo”.

César Oliveira

Repórter-fotográfico dos principais veículos de comunicação do Estado, além de jornais alternativos e com décadas de atuação nas áreas de turismo, esporte e política, César de Oliveira não escondeu a emoção ao receber a Medalha e também agradeceu. “É uma experiência nova para mim, porque passei os últimos 20 anos do outro lado, registrando esses momentos. Já trabalhei para todas as tribos, todos me respeitam, me sinto honrado por esta homenagem e acho justa, sem modéstia.  Passei 33 anos de minha vida servindo e espero que mantenham esse prêmio, em especial para os profissionais de imagem (cinegrafistas e fotojornalistas) com quem eu divido agora”.

Emerson Ferreira

Emerson Ferreira e Kitty Lima

Médico por formação e sindicalizado como jornalista, Emerson Ferreira tem atuação destacada nos rádios, promovendo amplos debates sobre saúde pública. Ele agradeceu a indicação da deputada Kitty Lima e não escondeu sua alegria com a condecoração e fez um breve relato de como se iniciou sua paixão por comunicação. “É preciso, antes de qualquer coisa, valorizar a importância da comunicação neste mundo polarizado, onde as mídias sociais trazem muitas coisas boas, mas produzem ‘condomínios fechados’, com a intolerância prevalecendo, quando poderíamos falar do amor entre as pessoas. A palavra do dia é Gratidão”.

Euller Ferreira

Em seguida o homenageado foi seu primo e jornalista Euller Ferreira, que é um dos apresentadores da TV Alese. Bastante emocionado, o comunicador agradeceu muito à Assembleia pela oportunidade de poder trabalhar na Casa e falou do amor que mantém por sua profissão. “Eu nasci para ser jornalista de televisão e para ser o pai de minhas seis filhas! Passei um tempo maravilhoso no Tribunal de Justiça e hoje tenho orgulho de ter sido substituído por um profissional como Luciano Araújo. Mozart Santos abriu as portas da televisão para mim e aprendi com o melhor texto de televisão do País naquela época: Teotônio Neto. Meu maior presente é, mesmo doente, sentir confiança no meu potencial, em poder seguir trabalhando”.

Evandro Noronha

Comentarista esportivo na Rádio Capital do Agreste FM, o radialista Evandro de Oliveira Noronha também agradeceu a homenagem dizendo que o reconhecimento é a afirmação que seus atos tiveram aprovação. “O desprendimento em homenagear prova consideração e afeto. Agradeço a deputada Kitty Lima pela lembrança, fomos colegas do curso técnico de rádio e TV e para mim foi demasiadamente gratificante. Não poderia ter ficado mais feliz. Muito obrigado pelo reconhecimento do meu trabalho”.

Gilvan Fontes

Gilvan Fontes e Goretti Reis

Um dos maiores apresentadores do Estado, com larga passagem pela TV Atalaia e TV Sergipe, Gilvan Fontes se emocionou durante seu discurso. “Em nome dos colegas jornalistas, quero cumprimentar a todos na pessoa de Euller Ferreira. O conheci em Lagarto, durante um programa de auditório, transmitido pela Rádio Cultura. Hoje um irmão e um grande amigo, um dos dinossauros daquela época. Quero agradecer a Assembleia e a todos de coração”.

 

José Cristian Góes

Doutor em Comunicação e membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, José Cristian Góes fez uma saudação especial ao presidente do Sindicato de sua categoria, Paulo Sousa, e ao deputado estadual Iran Barbosa pela condecoração. “Sinceramente tenho consciência de que não sou tão merecedor desta homenagem. Só um amigo com o coração imenso para se lembrar deste jornalista mediano, que com muito esforço e superação vive uma trajetória com percursos movimentados, com algumas vitórias e ataques judiciais e políticos dos coronéis, jagunços ou lambe-botas! Defendo aqui coragem, leitura, respeito, humildade e rigor na apuração com consciência de classe, tendo o compromisso diário de lutar pela liberdade e verdade”.

Jozailto Lima

Especializado em jornalismo político, Jozailto Lima falou da importância de Barrinhos para a Comunicação Social em Sergipe, enfatizando seu trabalho filantropo. “São 14 homenageados e quase dois mil que trabalham. Estamos descaracterizando muito a profissão e, ao tempo em que as redes sociais fazem avanços profundos, muita vezes nos condicionam a uma condição de ódio. É esse tipo de comunicação que as pessoas estão esperando. O momento é da gente dar as mãos e parar de abominar a atividade política”.

Laura Kummer

Laura Kummer e Kitty Lima

Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa de 2015, Laura Kummer falou da honra que sentiu por ser condecorada entre um grupo tão seleto e se disse surpresa com a indicação de Kitty Lima. “A palavra de hoje é gratidão, a Deus, a minhas filhas e minha família e ao meu marido, além de minha equipe de trabalho. Essa medalha é de todas elas que fazem o cerimonial, que estão todas comprometidas”.

 

Raimundo Luiz

Sendo representado pelo genro e radialista Custódio Santana na solenidade, o jornalista Raimundo Luiz participou da implantação das tvs Aperipê, Jornal e TV Alese. “Raimundo é meu sogro, é meu amigo. Companheiro de várias jornadas, me convidou para vir representar a família. Ele se sente honrado com essa homenagem e gostaria de abraçar e rever tantos amigos com quem conviveu na Alese e nas demais atividades desportivas”.

Ricardo Marques

Ricardo Marques e Janier Mota

Jornalista, radialista e empresário, Ricardo Marques foi bem sucinto em pontuar sua gratidão, dividiu o prêmio com seus familiares e disse que foi criado bem ‘franzino”, ‘tímido’ e ‘muito magro’, mas que sempre “via uma antena bem grande e dizia que um dia iria trabalhar ali (TV Sergipe). “Sou muito grato por este momento aqui! Estou há sete meses na TV Atalaia e tão importante quanto a política é o jornalismo. Um precisa do outro para sobreviver! E a sociedade, mais do que nunca, precisa dos bons políticos e dos bons jornalistas”.

Rogério Monteiro

Bastante emocionado, o radialista com experiência profissional no município de Itabaianinha, agradeceu a presença de seus familiares e destacou a importância de estar sendo realizado um sonho, do ponto de vista profissional. Ele agradeceu a indicação feita pela deputada Janier Mota. “Agradeço esse carinho e atenção muito grande. Muito obrigado e dedico este título aos meus seguidores do WhatsApp”.

Rosângela Dória

Rosângela Dória

Coordenadora de mídia da Alese, a jornalista Rosângela Dória agradeceu a deputada Goretti Reis pela indicação e ao apoio que recebe do chefe e jornalista Marcos Aurélio Costa. “Aqui me sinto em casa. São vários e vários anos cobrindo política, uma área que gosto muito. A outra é Educação. Receber um prêmio como esse é muito bacana porque você reúne todo mundo e aproveita para agradecer. Gosto tanto do jornalismo que casei com um jornalista e acho que sempre vale sim apostar e acreditar no curso. Quero agradecer a Casa por tudo”, disse, dividindo a premiação com sua equipe de trabalho, amigos e familiares.

Marcos Aurélio

Antes de concluir a solenidade, o diretor de Comunicação Social da Alese, Marcos Aurélio disse que a homenagem partiu de uma conversa com Fernando Cabral (radialistas) e destacou alguns pontos da solenidade que emocionaram a todos. Ele defendeu a união entre os sindicatos dos jornalistas e radialistas. “Ao invés de se digladiarem, as duas classes precisam se unir e é preciso que as pessoas saibam defender e cobrar, mas, acima de tudo, que respeitem a soberania do voto popular”.

Fotos: Jadílson Simões

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo