Comunicadores são condecorados com a ‘Medalha Jornalista e Radialista Barrinhos’

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira (20)  os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) homenagearam comunicadores sociais,  com a ‘Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho’. A Sessão Especial ocorreu no Plenário do Poder Legislativo.

A homenagem aos comunicadores foi instituída  por meio da  Resolução nº 01/2017, de 29 de março de 2017. O objeto é a conferir a personalidades o reconhecimento de sua meritória e destacada contribuição ao jornalismo, bem como à radiodifusão e ao desporto.

Ao todo, 14 profissionais da comunicação estão sendo homenageados, entre eles estão: Theotônio Narciso da Cruz Neto,: Aloisio Santos Andrade, Carlos José Magalhães de Melo, Cosmo Batista dos Santos, Ederaldo Ferreira Bomfim Filho, Gilson Ramos, Jairo Alves de Almeida, Jailton Santana, Mylena Rocha de Sá, Luiz Carlos Ferreira, Magna Santana, Narcizo Henrique Santos Machado, Rita Oliveira e Severino Ramos Simplício de Alcântara.

Ferreira Filho

Ederaldo Ferreira Bomfim Filho, conhecido pelos colegas e ouvintes como “Ferreira”  exerce a função de radialista desde 1995 com apresentações de programas jornalísticos em emissoras da capital e interior, a exemplo da Rádio Jornal AM, Liberdade AM, Rádio Jornal FM de Propriá, Tobias Barreto e Estância. FM de Boquim, Lagarto. A propositura foi do vice-presidente da Alese e deputado estadual Garibalde Mendonça (PDT).

O deputado Garibalde Mendonça e o radialista Ferreira Filho

Ferreira Filho foi secretário de comunicação da prefeitura de Lagarto na gestão do prefeito Valmir Monteiro. Também foi secretário de turismo, esporte, lazer e meio ambiente de Propriá na gestão do prefeito Luciano Nascimento. Diretor de comunicação na Secretaria de Estado da Saúde na gestão do secretário Almeida Lima. Diretor de Comunicação da Alese, quando  na rápida passagem do deputado Garibalde como presidente. Assessor de comunicação do Detran na gestão da presidente Luciana Déda. Desde o ano de 1999 é o  assessor parlamentar do deputado Garibalde Mendonça.

Como publicitário, foi diretor comercial da Rede Ilha de Comunicação. Atualmente, é sócio responsável da empresa Rede Sintonia de Comunicação.

“Receber uma honraria da Assembleia Legislativa de Sergipe, que é a Casa de representação do povo sergipano, significa um coroamento dos meus 29 anos de atividade na comunicação, o que me deixa extremamente feliz pelo reconhecimento, e ainda mais motivado para seguir fazendo o que escolhi para minha vida profissional”, externou  Ferreira Filho.

Jairo Alves

Foi diretor da rádio Aperipê; assessor de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado; assessor de Comunicação da SMTT de Aracaju; assessor de imprensa do Funrural, hoje INSS; repórter da TV Sergipe, da “Voz do Brasil”, da rádio Atalaia.

O deputado Georgeo Passos e o radialista Jairo Alves

Jairo Alves também ajudou a fundar os sindicatos dos Radialistas, Jornalistas e dos Professores (Sintese). A propositura é do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania).

“Eu estou muito satisfeito pela homenagem, pois, além de ser uma homenagem do Poder Legislativo, a medalha tem um simbolismo muito grande, pois fui contemporâneo do Barrinhos. Ele que foi integrante de circuitos culturais comigo na Associação Sergipana de Arte e Cultura. Eu estou muito feliz com  a medalha”, destacou o comunicador Jairo Alves.

Durante a cerimônia, o radialista Jairo Alves falou em nome de todos os homenageados. “Não é fácil representar a importância desta classe trabalhadora que no dia-a-dia leva a informação ao povo com o máximo de transparência. Nesta Casa, o Poder Legislativo, que é a fomentadora e que através dos projetos, as leis são colocadas, para o cumprimento da sociedade. Esta Medalha é um transparência porque ela prestigia o comunicador porque ela dá mais oportunidade dele comunicar com mais ênfase, mais euforia, as notícias oriundas não somente deste Poder como a dos demais [Executivo e Judiciário]”, disse.

Theo Batista

Cosmo Batista dos Santos, conhecido como “Theo Batista”, iniciou sua carreira na comunicação em 2006, na Rádio Comunitária MAR AZUL FM 104,9 de Estância. Foi apresentador de palco nos eventos festivos da Cidade Jardins onde  trabalhou  na Rádio Esperança AM 1.250. Em 2015 deu início ao Programa Jornalístico (Cidades Noticias), tendo a honra de ser o primeiro âncora de programa jornalístico da emissora a qual abrange diversas cidades da região e cidades do estado da Bahia. Theo também passou pela extinta Rádio Ilha FM 101,5 e pela comunicação do município de Indiaroba.  Atualmente é estudante de Jornalismo pela faculdade UNISESUMAR. O comunicador foi homenageado pelo deputado Pato Maravilha (PL).

“Fico muito feliz em receber essa condecoração e agradeço aos deputados e a presidência da Casa Parlamentar. Esta homenagem e esta medalha é muito especial. O jornalista e radialista Barrinhos tem um legado muito grande na comunicação em Sergipe e essa medalha leva o seu nome. Espero que mais na frente outros profissionais da imprensa também possam receber esta medalha tão significativa”, pontuou.

O deputado Pato Maravilha e o radialista Theo Batista

Proposituras

A propositura é do presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), e dos deputados Garibalde Mendonça (PDT), Áurea Ribeiro (Republicanos), Pato Maravilha (PL), Kaká Santos (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania), Neto Batalha (PP), Lidiane Lucena (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (Psol), Paulo Júnior (PV), Cristiano Cavalcante (União Brasil), e Luizão Donatrampi (União Brasil).

Fotos: Jadilson Simões- Agência Alese