Comunicação da Alese prepara cobertura em tempo real na Unale

por Fernanda Queiroz

Em edição inédita, a Diretoria de Comunicação fará a cobertura em tempo real, nos canais oficiais da Casa Legislativa pela TV Alese e Agência de Notícias, de toda a programação da 24ª Conferência Nacional da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É aguardada a participação de 12 parlamentares sergipanos.

“Estamos em busca de melhorar a qualidade da informação para fortalecer a transparência e a cidadania, premissas da comunicação nessa Casa. Conseguimos entender isso internamente e no evento da Unale vamos contribuir mais efetivamente com o maior encontro de parlamentares da América Latina”, afirmou o Diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes.

A Conferência Nacional da Unale é o evento que reúne o maior número de legisladores de todos os estados federativos do mesmo país. De Sergipe, 12 parlamentares estarão presentes na programação da entidade, nos mais de dez eventos simultâneos e apresentações de grandes nomes da política, como o ministro do STF, Edson Fachin.

Neste formato inédito, a Agência de Notícias Alese (ANA) levará pelo segundo ano consecutivo a cobertura em tempo real pelas redes sociais oficiais da Alese, acompanhando a participação dos parlamentares sergipanos, a exemplo dos que têm assento no atual mandato da Unale e o Presidente, deputado estadual Luciano Bispo (MDB).

“Nossa cobertura também estará voltada a produzir notícias sobre o trabalho das outras casas legislativas, pois é um momento de troca experiências e de apresentação de propostas, especialmente relacionado ao período de pós-pandemia”, avalia a coordenadora, Rosângela Dória. Dois profissionais da agência foram destacados para o encontro presencial e as matérias no site da Alese serão produzidos pelas repórteres que acompanharão o evento online.

Apresentadora Aline Braga, estreia no comando do primeiro programa ao vivo fora dos estúdios da TV.

A TV Alese preparou uma programação especial para o encontro Unale, emissora que acompanha o evento há 17 anos, sempre com inovações em sua cobertura. Nos próximos dias toda a programação terá entradas ao vivo do evento, nos telejornais 1º e 2ª edição, além de entradas no programa Além da Pauta.

E, pela primeira vez na história da TV legislativa sergipana, o programa Elas no Comando, da jornalista Aline Braga, será apresentado ao vivo e direto do evento com pauta especial sobre a participação das mulheres na política, recheada de entrevistas e informações com parlamentares femininas de todo o Brasil.

“Somos 11 profissionais dedicados durante os próximos três dias para promover e divulgar as atividades parlamentares. Esse ano também é mais especial porque estaremos com equipamento de ponta da TV Alese em entradas ao vivo e um programa completo, o Elas no Comando, direto do evento”, explicou o coordenador de Jornalismo, Thiago Aragão.

O equipamento que vai garantir a transmissão da TV Alese, canal 5.2 e na internet pelo Youtube, é o mochilink, uma tecnologia avançada, usada para transmitir o sinal de áudio e vídeo de qualquer parte do Brasil e do mundo direto à emissora de televisão. Como explica o coordenador Técnico, Carlos Eduardo, o sistema usa essencialmente a rede de conexão da internet.

Equipamento de mochilink é utilizado para transmissão de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

“O mochilink foi projetado para possibilitar o tráfego de áudio e vídeo (streaming) baseado em sinal de internet, como se fosse um celular. Para isso, é conectado ao aparelho uma câmera profissional com sistema de alta definição. O sinal no Mato Grosso do Sul vai entrar no servidor local de Sergipe e conectar ao sistema de transmissão da TV, isso tudo acontece em milésimos de segundos”, explicou Eduardo.

O sistema passou por testes sistemáticos nas últimas semanas e toda a operação da equipe técnica na TV Alese conta com cinco profissionais a trabalhar de forma direta ou indireta neste projeto para que a conexão seja o mais eficiente possível na hora da transmissão ao vivo, garantindo a qualidade do áudio e vídeo recebido pelo sistema.

Atuação parlamentar

Em fevereiro de 2020, a Unale empossou o novo comando da entidade com o lema “Unale 2020, uma nova década”, com a eleição de quatro parlamentares sergipanos para a presidência da entidade: Kitty Lima (Cidadania) e Goretti Reis (PSD) e os deputados Georgeo Passos (Cidadania) e Doutor Samuel (Cidadania). Apesar do objetivo inicial, o grupo que tomou posse voltou esforços durante o biêncio 2020/2021 para discutir e buscar soluções ao período de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Parlamentares participam de evento Unale (2017)

A deputada estadual Goretti Reis, vice-presidente de Assuntos Sociais na entidade, atuou durante todo o ano passado em eventos online relacionados ao combate à covid-19, violência doméstica, entre outros.

A Secretaria de Apoio à Fauna da Unale reuniu parlamentares de todo o País em Brasília/DF para discutir políticas públicas para os animais, e por Sergipe, a deputada estadual Kitty Lima representou a Casa Legislativa.

O deputado estadual Luciano Pimentel (sem partido) representou a Unale como presidente da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, no evento online do 2º Seminário Legislativo do Turismo, promovido pela Assembleia de Goiás (Alego), discutindo o tema para o pós-pandemia.

Fotos: Alese