Comunicação da Alese dedica cobertura legislativa ao ex-deputado Reinaldo Moura

por Clécia Carla

A Diretoria de Comunicação através da TV ALESE e da Agência de Notícias Alese, presta homenagens ao ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Reinaldo Moura, falecido na manhã desta quinta-feira (11) aos 77 anos. A programação especial na TV, no site e nas redes sociais oficiais, ocorre durante toda a tarde e segue até a manhã de sexta-feira (12), quando o corpo de Moura seguirá em cortejo para o Estádio João Hora Oliveira, em Aracaju. Durante a Sessão Plenária, os deputados estaduais fizeram um minuto de silêncio e a Casa Legislativa decretou luto oficial de três dias.

Com programação especial, a emissora legislativa faz homenagens a um dos maiores ícones da política sergipana, ao vivo direto da cerimônia no hall da Casa Legislativa, e traz depoimentos, entrevistas de personalidades históricas e todo o staff jornalístico focado na cobertura das homenagens.

Ao vivo do estúdio, o jornal Alese Notícia – 2º edição recebeu o presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, e os ex-deputados Venâncio Fonseca e José Carlos Machado. O presidente do Clube Sportivo Sergipe, Ernan Sena, gravou vídeo exclusivo para homenagear o ex-conselheiro do time. Com a apresentadora Valquíria Miron, o médico e cardiologista da Rede Primavera, Fabrício Anjos, detalhou o quadro clínico de Reinaldo Moura desde a chegada para cirurgia de urgência até o óbito.

Os programas Além da Pauta e Elas no Comando, estarão ao vivo do velório com entrevistas dos familiares, amigos e autoridades presentes na cerimônia.

A equipe jornalística da Diretoria de Comunicação continuará a cobertura sobre a vida e o legado de Reinaldo Moura, durante todo o velório, sentinela e cortejo do corpo do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), com notícias e matérias disponíveis no site al.se.leg.br, redes sociais e na programação especial da TV Alese ao vivo no canal 5.2 e pelo Youtube na TV ALESE.

Jornal Alese Notícia – 2ª edição

Durante o Jornal da Alese 2ª dição, apresentado pela jornalista Valquíria Miron, foi dedicado a história política de Reinaldo Moura que faz história em solo sergipano desde a década de 70. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, foi entrevistado e ressaltou a amizade e a importância de Reinaldo para o Estado. “Sergipe perdeu um grande político, um homem dinâmico. Fomos pegos de surpresa. Lamentamos demais. A dor é de todos nós. Mas que Deus conforte toda a família dele”, destacou Bispo.

Ex-Deputado Estadual, Venâncio Fonseca, fala de sua amizade com Moura

O diretor de Relações Institucionais da Alese, ex-deputado estadual, Venâncio Fonseca, emocionou-se ao falar do amigo e colega parlamentar. “Eu perdi um grande amigo. Um amigo que viveu intensamente. Um apaixonado por tudo que se dedicou a fazer. Reinaldo tinha lado, tinha partido, mas era um líder nato e respeitado por todos”, ressaltou Fonseca.

O médico e coordenador da cardiologia da Rede Primavera, Fabrício Anjos, explicou detalhadamente todo o procedimento realizado em Reinaldo Moura, que culminou num procedimento cirúrgico de duração aproximada de 10 horas e que no dia seguinte não resistiu, vindo a falecer. Já o presidente do time Sergipe, Ernan Sena, gravou vídeo exclusivo para o jornal ressaltando a paixão, o empenho e a dedicação de Reinaldo Moura com o Clube Esportivo do Sergipe.

O amigo e ex-parlamentar, José Carlos Machado, também entrevistado pelo Jornal da Alese, destacou: “Eu tenho Reinaldo Moura como um dos homens mais completos que já convivi. Conheci Reinaldo Moura quando ele foi vereador por Aracaju em 1977. Um homem que sabia de fato ser amigo dos amigos. Um homem de elevado espírito público. A frase que eu tenho para Reinaldo: ‘era um ser humano extraordinário’”.

Reinaldo Moura na Alese

Reinaldo Moura Ferreira foi eleito deputado estadual por cinco mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe e foi presidente da Casa por dois mandatos, nos períodos de:

• 01 de fevereiro de 1979 a 31 de janeiro de 1983;
• 01 de fevereiro de 1983 a 31 de janeiro de 1987;
• 01 de fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 1991;
• 01 de fevereiro de 1991 a 31 de janeiro de 1995;
• 01 de fevereiro de 1995 a 31 de janeiro de 1999;
• 01 de fevereiro de 1999 a 07 de janeiro de 2001, quando renunciou para assumir a função de Conselheiro do Tribunal de Contas.

Durante essas Legislaturas, o então deputado Reinaldo Moura Ferreira exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa, nos períodos de 01 de fevereiro de 1993 a 31 de janeiro de 1995 e 01 de fevereiro de 1999 a 07 de janeiro de 2001.

Fotos: Joel Luiz (Alese)