logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comissões discutem temas de interesse da sociedade

As Comissões parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), exercem inúmeros papeis importantes na promoção de estudos, pesquisas e investigações de interesse público e da sociedade. São encaminhados pedidos as secretarias de Estado através da Mesa da Casa Legislativa.

Elas também exercem a fiscalização e o controle dos atos do Poder executivo, excluindo os da Administração Indireta, e fazem o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das Entidades da Administração Direta e Indireta, excluindo as Fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público Estadual.

A principal Comissão é a de Constituição e Justiça (CCJ), a onde tem que passar todos os projetos por ela, com exceção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do Orçamento e do Plurianual. E esses que vão direto para a comissão de finanças. Já que não passam pela comissão de justiça.

“A Casa possui 15 Comissões, das quais, as principais e que mais se reúnem são as de Justiça, Administração e Serviço Público e Finanças. As outras se reúnem quando existem outros projetos em que os assuntos sejam relevantes, do Governo ou de algum deputado da Assembleia Legislativa de Sergipe”, afirmou a Coordenadora da Coordenadoria Executiva de Processo Legislativo, Eliane Torres Guimarães.

Outras Comissões parlamentares que atuam na Alese: Comissões de Economia, finanças, orçamento e tributação; Comissão de Saúde, higiene, assistência e previdência social; Comissão de Educação, cultura e desporto; Comissão de Ciência, tecnologia e informática; Comissão de Energia e comunicações; Comissão de Agricultura e meio ambiente; Comissões de Cidadania e direitos humanos, Segurança Pública, Defesa do Consumidor, Legislação participativa, Redação Final e Ética e Decoro parlamentar.

Por Paulo Renan – Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo