Representantes da Comissão dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) estiveram no final da manhã desta quinta-feira, 12, no gabinete da deputada Sílvia Fontes (PDT) para pedir apoio a parlamentar na luta para garantir a estabilidade dos servidores da fundação, tendo em vista a possibilidade de extinção dela a partir do ano que vem.
“Com o risco iminente do Governo do Estado não renovar o contrato com a FHS a partir do próximo ano, viemos pedir a deputada apoio para possibilitar a garantia da nossa estabilidade. Viemos pedir que ela levante essa bandeira porque a incerteza que hoje sentimos é muito grande”, disse o presidente da Comissão, Charliton Robert.
Na reunião, o grupo também apresentou um possível caminho para solucionar o atual impasse da FHS. “Não precisa acabar com a CNPJ da fundação. A gente entende que a Saúde é dever do Estado. Acreditamos que a FHS deve ser transformada em autarquia para não chocar com a lei de responsabilidade fiscal, e assim, continua assegurada a nossa estabilidade”, sugeriu Paula Aparecida, integrante do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão Auxiliar de Gestão da FHS.
De acordo com o entendimento da comissão, a criação de uma lei favorecendo a mudança da FHS para o status de autarquia deve partir do Executivo. Sendo assim, o grupo pediu a deputada para facilitar uma reunião com o Governador do Estado para tratar sobre o assunto.
“Enquanto presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Sergipe me comprometo em viabilizar o contato dessa comissão formada por técnicos e auxiliares de enfermagem da FHS com o Governador Belivaldo Chagas”, garantiu Sílvia Fontes.
Da Assessoria da Parlamentar