Comissão de Saúde e secretário de Estado debatem situação da radioterapia com representantes da Clinradi

Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima, participaram de uma reunião, até meados da tarde dessa quarta-feira (09), com os representantes da Clinradi, clínica especializada em tratamento de pacientes oncológicos, sobre a situação dos pacientes oncológicos do Estado e sobre a possibilidade da unidade privada prestar serviços ao Governo de Sergipe no sentido de amenizar o sofrimento dos pacientes do serviço de radioterapia.

A presidente da Comissão, deputada estadual Silvia Fontes (PDT), valorizou a participação de todos que estão somados para amenizar o sofrimento das pessoas. “Há uma preocupação de todos os deputados em melhor prestar o serviço, em melhor atender esses pacientes oncológicos. Essas pessoas, que já sofrem tanto, ainda precisam se deslocar para outros Estados. E agora nós temos uma Clínica sergipana, com alta tecnologia e que pode auxiliar o Executivo com este serviço”.

ALM_6678Em seguida, Sílvia Fontes disse que “o fato da gente ter uma Clínica Especializada aqui em Sergipe, que pode prestar esse serviço e dentro da legalidade exigida, é algo que nos motiva e conforta. Que todos possam participar em condições de igualdade dos processos que virão e que os sergipanos entrem competitivos para que estes pacientes fiquem aqui, recebendo toda a assistência necessária”.

Por sua vez, a deputada Maria Mendonça (PP) externou que a questão da radioterapia em Sergipe deve ser uma preocupação de todos. “A gente espera que os debates intensos sobre este assunto tão importante e fica a nossa torcida para que esses pacientes sejam atendidos dentro do nosso Estado, sem necessitar mais desses deslocamentos. É fundamental que haja essa assistência e esse apoio durante este momento tão difícil. E a gente fica feliz em ver uma estrutura sergipana pronta e com condições de igualdade para vencer qualquer concorrência e com disposição para ajudar o Estado”.

O secretário Almeida Lima fez uma avaliação muito positiva da iniciativa dos deputados estaduais e promover um debate tão importante sobre a situação da radioterapia em Sergipe. “Fico feliz em ver o coletivo de deputados preocupados com as questões de Saúde do nosso Estado. Foi muito bem vinda a convocação para que a gente possa fazer vários esclarecimentos para que não reste nenhuma dúvida para a população. Quem ganha é a população, sobretudo os pacientes de câncer”.

Almeida Lima também aprovou a exposição feita pelos representantes da Clinradi. “A Clinradi já provou que tem um parque tecnológico de primeira linha, extremamente moderno e atual, com condições de participar de qualquer processo licitatório e sair vencedora”, externando que a Clínica sergipana pode sim fazer uma parceria com o Governo do Estado. “É possível com a hipótese de um contrato emergencial que venha preencher uma lacuna até que tenhamos o resultado final de uma licitação que está em fase de elaboração”.

O diretor-geral da Clinradi, William Giovanni Soares, agradeceu a oportunidade de fazer uma exposição sobre os investimentos feitos na Clinradi e sobre a necessidade de se ter um acompanhamento mais próximo dos pacientes oncológicos. “Como médico e radioterapeuta eu quero dizer que o tempo urge. Nós estamos com um volume grande de pacientes que precisam urgente de assistência, que precisam ser salvos. Podemos fazer isso no nosso Estado, sem precisar deslocamentos para outras unidades”.

“Nós temos toda esta tecnologia em Sergipe e quem ganha com isso são os nossos pacientes. Estamos falando de um tratamento prolongado e fora do Estado. Imagine o dilema? E outra vantagem: nós não vamos selecionar pacientes. Todos serão atendidos aqui, perto dos seus familiares e com uma redução de custos. Nossa proposta é chegar aos valores praticados fora do Estado para que a gente possa chegar até lá e dar toda a assistência aos nossos pacientes”, completou o diretor-geral.

ALM_6689Já o também radioterapeuta, Nivaldo Vieira, destacou os avanços da reunião na Assembleia Legislativa. “A reunião foi excelente através de uma iniciativa da Comissão de Saúde que promoveu este debate. Nós da Clinradi queremos e vamos ofertar este tratamento aos pacientes do SUS. Tivemos uma reunião esclarecedora, fizemos uma exposição ao secretário e aos deputados e ficou claro que esta coisa de preços abusivos praticados por nós é pura falácia”.

Em seguida, ele colocou que os representantes da Clinradi já terão uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (10), “sobre as necessidades atuais da secretaria e para que a gente possa atender esses pacientes com rapidez. A Clinradi está trazendo uma nova geração de tecnologia para o Estado, algo inédito na região e é natural que surjam especulações. Queremos prestar esse serviço de radioterapia ao Estado pelo tempo que for necessário. O número de pacientes com câncer é crescente e estamos de portas abertas para sermos parceiros da Secretaria de Estado da Saúde”, completou Nivaldo Vieira.

Presenças

Participaram, além de Silvia Fontes e Maria Mendonça, os deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB), Venâncio Fonseca (PP), Garibalde Mendonça (PMDB), Jeferson Andrade (PSD), Moritos Matos (PROS), Ana Lúcia (PT), Georgeo Passos (PTC) e Vanderbal Marinho (PTC). Almeida Lima veio acompanhado do secretário adjunto e superintendente do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Luís Eduardo Correa, e da diretora de Gestão e Sistema da Saúde, Márcia Guimarães.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões