Comerciantes do Parque da Cidade se reúnem com o deputado Moritos Matos e com Belivaldo Chagas

O deputado Moritos Matos (PROS) se solidarizou com os comerciantes do Parque Governador José Rollemberg Leite, popularmente conhecido como Parque da Cidade, na zona Norte de Aracaju, que estão preocupados com a interdição do zoológico. Desde o dia 10 de maio que o espaço foi fechado. “Para ajudar esses comerciantes que foram até o meu gabinete no dia 11 de maio eu solicitei uma reunião com o vice-governador Belivaldo Chagas para conversar sobre a situação do local”, conta o deputado Moritos Matos. O encontro aconteceu na segunda-feira, 15, no Palácio dos Despachos do Governo de Sergipe.

Participaram da reunião, os comerciantes Flávio Cardoso Santana, Maria Aparecida dos Santos, Rosana de Almeida e João Batista Santos. Eles fazem parte da Associação dos Vendedores Ambulantes do Parque da Cidade. “Estou muito triste. Esse final de semana muitos visitantes ainda não sabiam do fechamento e foram ao parque, mas assim que eram informados que o zoológico estava interditado iam embora”, lamenta Maria.

A comerciante acrescenta que no final de semana teve um grande prejuízo. “Em média no sábado e domingo eu vendo R$ 600 reais em produtos, mas depois do fechamento eu vendi apenas R$ 30 reais”, revela Maria Aparecida. Já o comerciante Flávio conta que o estacionamento do Parque estava vazio. “Os comerciantes estão preocupados com a situação, afinal dependem do movimento dos visitantes para garantir a renda nos finais de semana”, enfatiza Flávio, que vende espetinhos e bebidas.

Todos os comerciantes tiveram prejuízos. João Batista é fotografo e nos domingos e feriados no parque faturava R$ 180 reais com as imagens que fazia dos visitantes do zoológico, mas neste último final de semana nem montou o cenário para trabalhar. “Eu tiro foto e revelo na hora, mas com o zoológica fechado eu sabia que não haveria procura pelo meu trabalho”, revela João.

Os representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes acreditam que essa interdição poderia ser evitada, porque o parque fecha toda segunda-feira para manutenção e que durante a semana o movimento é bem fraco. “As reformas poderiam ser feitas durantes este período. O movimento, de acordo com os comerciantes é bom mesmo no sábado, domingos e feriados e com o fechamento eles não vendem quase nada”, expõe o deputado Moritos Matos.

O vice-governador Belivado Chagas disse ao deputado Matos e aos comerciantes que na próxima quinta-feira, 18, vai se reunir com o governo Jackson Barreto, o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, órgão responsável pelo Parque e o presidente da Adema para resolver o problema. “Posso afirmar que o Governo de Sergipe tem interesse em manter o Parque, não passa pela cabeça do Estado fechar o local, mas é preciso que as pessoas entendam o momento de dificuldade financeira do Estado”, explica Belivaldo Chagas.

De acordo com Belivaldo, é necessário encontrar uma forma para manter o Parque. “Vamos buscar parcerias para que isso seja viabilizado”, expõe Belivaldo. O deputado Moritos Matos afirmou aos comerciantes que vai acompanhar de perto essa situação. “O fechamento do zoológico não prejudica somente os comerciantes, prejudica todos os sergipanos e os turistas que visitam o local. Por isso, vou acompanhar de perto a situação”, enfatiza o parlamentar.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foto: Andréa Oliveira