logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comenda Senador Abdias Nascimento será entregue no dia 20 de novembro

Com a finalidade de reconhecer personalidades que oferecem contribuição relevante à proteção e promoção afro-brasileira, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), fará a entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento, no próximo dia 20, às 11h no plenário da Casa Legislativa a Laila Oliveira, Ana Santos, Angélica Yalorixá e Tatyane Menezes, em comemoração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. A indicação é de autoria da deputada estadual Ana Lula (PT).

A Comenda Senador Abdias Nascimento, foi instituída através de Resolução nº29, datada de 19 de novembro de 2015, cabendo a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese, indicar e deliberar sobre os homenageados, mediante proposta dos deputados estaduais que formam a referida comissão, homologada pelo presidente do parlamento, com publicação no Diário Oficial do Estado.

Quem foi Abdias do Nascimento

Poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras.

Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra no Brasil e no mundo, fundou entidades pioneiras como o Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Foi um idealizador do Memorial Zumbi e do Movimento Negro Unificado (MNU) e atuou em movimentos nacionais e internacionais como a Ação Integralista Brasileira, a Frente Negra Brasileira, a Negritude e o Pan-Africanismo.

 

Por Luciana Botto – Rede Alese

Foto: Divulgação/internet

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo