Comenda Maria Beatriz Nascimento será entregue nesta quarta-feira, 28

Com o objetivo de reconhecer personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à a cultura do nosso estado, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou o Projeto de Resolução 38/2018, de 29 de agosto de 2018,  de autoria da deputada estadual Ana Lula (PT), que Institui a Comenda Cultural Maria Beatriz Nascimento.

A solenidade de entrega da Comenda, será realizada nesta quarta-feira (28), às 11h, no plenário Pedro Barreto de Andrade e homenageará 42 personalidades e entidades sergipanas com participação na luta de proteção e promoção da cultura.

Para a deputada Ana Lula, “Maria Beatriz Nascimento era uma grande teórica e pesquisadora da histórica do negro no Brasil na ótica da pesquisa dos  quilombos. Ela tem cerca de 10 livros publicados, e  em Aracaju,  tem seu nome dado na ocupação do Japãozinho”, explica Ana Lula.

Homenageados

Tetê Nahas- artista e produtora cultural; Ivo Adnil- ator e produtor cultural; Rivaldino Santos- ator; Grupo Raízes; Grupo Raízes Nordestinas; Diane Velôso de Araújo- atriz; Grupo Imbuaça; Grupo Quilombo Ubuntu Teatro Negro; Virgínia Lúcia da Fonseca Menezes- autora teatral, grupo Mamulengo de Cheiroso; Casa Curta-se; Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual; Antônio da Cruz- artista visual; Elias Santos – artista visual; Hortência Barreto- artista visual; Nadir Maria dos Santos- Nadir da Mussuca- mestre da cultura popular; Aglaé D’ Ávila Fontes- professora, escritora e pesquisadora da cultura popular; Chico Queiroga e Antônio Rogério- dupla musical; banda The Baggios; Samba do Arnesto; Banda Reação; Orquestra Sanfônica de Aracaju; Associação Musical Lira Carlos Gomes, Filarmônica Nossa Senhora da Conceição; Irineu Fontes- artista, produtor e gestor cultural; Francisco Dantas- escritor e poeta; Jeová Santana- escritor; Antônio Vinícios Oliveira Gonçalves- poeta; Isabel Cristina Santana do Nascimento- escritora e cordelista; Wilton Santos de Jesus- escritora e cordelista; Ilma Mendes Fontes- escritora, cineasta e produtora cultural; Vera Vilar- escritora e poetisa; Aglacy Mary- escritora e poetisa; Hunald de Alencar (in memoriam)- escritor e poeta; Everlane Morais- cineasta; Moema Pasconi Barreto- cineasta; Ginká- Coletivo Afro Contemporâneo; Companhia de Dança Contemporânea; Companhia de Dança Loucurarte; Academia Passo a Passo; Academia Sergipana de Ballet e Cia de Arte Alese.

Sobre Beatriz Nascimento

Historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos de negros e mulheres, nascida em Sergipe, em 12 de julho de 1942. Filha da dona de casa Rubina Pereira do Nascimento e do pedreiro Francisco Xavier do Nascimento.

Beatriz também era poetisa. Sua poesia traz à cena a experiência de ser mulher negra. Essa sensibilidade se traduziu em toda sua escrita. Estava fazendo mestrado em comunicação social, na UFRJ, sob orientação de Muniz Sodré, quando sua trajetória foi interrompida. Beatriz foi assassinada ao defender uma amiga de seu companheiro violento, deixando uma filha.  Faleceu em 28 de janeiro de 1995 no Rio de Janeiro.

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: Divulgação/ internet