Começo da vida religiosa da Irmã Dulce aconteceu em São Cristóvão

WhatsApp Image 2017-10-04 at 14.50.21

Falar de Irmã Dulce ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres sem citar o município de São Cristóvão, em Sergipe, é desconhecer o trabalho dessa religiosa que dedicou a vida para cuidar do próximo. Por isso, que a jornalista Claudete Troiano dedicou maior parte das gravações do Programa Santa Receita, da TV Aparecida, para falar dessa trajetória. “É difícil uma equipe conseguir fazer tantas pautas num dia só, é tudo muito corrido, sem poder apreciar bem o lugar, ficar um pouquinho em silêncio. Mas fizemos tudo isso para dedicar o dia 29 de setembro para gravar somente em São Cristóvão”, revela Claudete.

Na quarta cidade mais antiga do País ela destacou o começo da vida religiosa de Irmã Dulce. “Gravamos na Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade, onde se encontra a primeira paróquia de Sergipe e também no Convento do Carmo Frades Carmelitas, que passou por tantas congregações e que abrigou e fez nascer a irmã Dulce para todos nós. Uma passagem curta de menos de dois anos, mas que acabou mudando a imagem daquela mulher que se tornaria esse anjo bom que temos no coração”, ressalta Claudete Troiano.

A apresentadora foi recepcionada no Convento do Carmo pelo historiador Thiago Fragata. “São Cristóvão é uma cidade que inspira conhecimento, história e patrimônio e tem a festa de Nossa Senhora dos Passosa grande procissão, e atrelado a isso tem outros itens igualmente importantes, como a Irmã Dulce. A presença dela nesse Convento, nesse município, com certeza, agrega ainda mais valor. Destaca ainda mais essa cidade no cenário nacional”, explica o historiador.

Além dele foi entrevistado também o Frei Sormani. “Aqui nesse Convento do Carmo, convento de grande importância para fundação das Carmelitas que no século passado morou em companhia de suas irmãs, a Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia. Ela iniciou a vida religiosa morando nesse convento, se dedicando a vida de oração, vida de formação e depois ela fez sua profissão de fé e votos perpétuos na Igreja do Carmo iniciando aqui a sua vida de consagração e dedicação aos pobres”, relata o frei.

WhatsApp Image 2017-10-04 at 14.52.21

Foi aos 19 anos de idade que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes virou freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe. Em seguida, ela retornou ao Estado que nasceu – Bahia  e foi justamente nesse momento que a aposentada Maria Dalva Brito a conheceu. Dalva mora em São Cristóvão e lembra bem dos momentos que passou ao lado doanjo bom da Bahia. “Quando íamos fazer retiro sempre ficava no hospital da Irmã Dulce e tudo que contam sobre ela é verdade. Ela era aquela Santa de Deus”, assegura Dalva.

INVESTIMENTO

A vinda da apresentadora Claudete Troiano se deve a Audiência sobre Turismo Religioso realizada pelo deputado Moritos Matos, em julho na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele é autor do Projeto de Lei nº 26/2017, que dispõe sobre as diretrizes para o Turismo Religioso e que tem como objetivo alavancar esse segmento em Sergipe. “O nosso pensamento é colocar Sergipe no roteiro Turístico do Brasil e a vinda da TV Aparecida ao nosso Estado é fruto desse trabalho. A equipe fez um levantamento de tudo que nós temos, nossa cultura, nosso artesanato, nossos monumentos e igrejas. São 96 rotas no País e eu posso afirmar que o Estado de Sergipe já seencontra no roteiro do turismo religioso do Brasil”, afirma Moritos Matos.

De acordo com a jornalista Claudete Troiano, alguns investimentos precisam ser feitos para alavancar ainda mais o turismo religioso em Sergipe. “Muitas obras vão ser precisas para isso, até mesmo aqui na cidade de São Cristóvão. E eu quero me orgulhar desse político (Moritos Matos) que está a frente desse projeto, porque eu sou uma brasileira que acredita nesse País”, avalia Claudete.

Ela acrescenta que Sergipe tem potencial para esse segmento turístico. “Eu espero realmente está em Casa sossegadinha e olhar que o turismo em Sergipe deu certo sim. Porque tudo foi levado realmente no sentido de mostrar aos brasileiros o seu País, de fazer crescer o menor Estado da Federação que é Sergipe e que merece participar dessa rota religiosa”destaca a jornalista.

.

Deputado Moritos Matos ressalta que para viabilizar a vinda da TV Aparecida precisou de alguns parceiros. “Agradeço ao prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, ao historiador Thiago Fragata, ao Hotel da Costa, na Orla da Atalaia, em Aracaju, a TopTur Receptivo, a Arquidiocese de Aracaju, através do arcebispo Dom João José da Costa e ao frei Sormani do Convento das Carmelitas”, enfatiza o parlamentar. O Programa Santa Receita especial Sergipe será transmitido pela TV Aparecida no dia 10 de novembro, as 15h.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fotos: Andréa Oliveira  –  Divulgação Google