Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Foi com o objetivo de promover conscientização e enfrentamento à violência contra mulheres, que a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (PromuAlese) levou muita informação para o município de Areia Branca, região Agreste Sergipano. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), e reuniu dezenas de moradores, entre eles, estudantes da rede estadual.
A Assistente Social da PromuAlese, Mariana Almeida, destacou que durante a ação foram ofertados, por exemplo, atendimento psicológico e assistência jurídica. “Na oportunidade, estamos reforçando sobre a importância da Lei Maria da Penha. Com a ação aqui em Areia Branca, temos em vista chamar a atenção da população sobre os altos índices de atos criminosos, além da constante renovação de ciclos de violência enfrentados diariamente pelas mulheres”, afirmou.
O ‘Ônibus Lilás’, pertencente à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, também esteve presente na ação educativa. Dentro dele foram desenvolvido acolhimento individualizados para as mulheres. Durante o momento foram distribuídas cartilhas indicando, por exemplo, os locais e canais gratuitos em que o público vulnerável pode buscar por ajuda; além de impulsionar a divulgação do próprio serviço de Disque 180, e o conteúdo presente na Lei Maria da Penha.
Para a cuidadora de crianças, Mislene Hora, é preciso conhecer e entender os ciclos de violência para combate-lo. “É preciso perceber quando essas violências acontecem. Muitas delas estão dentro dentro de casa. Reconhecer e denunciar para autoridades são grandes passos para quebrar o ciclo de violência”, destacou.
O estudante do Colégio Estadual Guido Azevedo, Eduardo Gabriel (17 anos) disse ter acompanhado atentamente as mensagens apresentadas pela equipe da PromuAlese. “Com a palestra aprendi que com uma simples ação podemos salvar a vida de uma mulher e resgatar a autoestima de uma família”, afirmou.
Saúde e autoestima
A ação, que também foi realizada em parceria com a Prefeitura de Areia Branca, ofertou serviços como: vacinação (covid-19 e influenza), corte e escova de cabelo, massagem relaxante, entre outros. Também houve apresentação cultural do grupo de idosos Renascer.
Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias