Comandante do 28º Batalhão de Caçadores é o novo Cidadão Sergipano

Atendendo a uma indicação do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), a Assembleia Legislativa concedeu no final da tarde dessa terça-feira (28) o Título de Cidadão Sergipano para o Comandante do 28º Batalhão de Caçadores, o Coronel do Exército Marco Aurélio Kúster de Paula. A solenidade foi bastante prestigiada e contou com as presenças de amigos e familiares do homenageado, além diversas autoridades como o General Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar.

Ao justificar a condecoração, o deputado Georgeo Passos agradeceu aos colegas pela aprovação, por unanimidade, de sua propositura e DSC_7143destacou os desafios superados pelo Coronel Marco Aurélio Kúster, desde o início de sua carreira no 13º Batalhão de Infantaria Blindado, sediado em Ponta Grossa (PR), “onde teve a oportunidade de desempenhar as funções de Comandante de Pelotão de Fuzileiros Blindado e foi também instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva”.

Georgeo explicou ainda que morar em Aracaju sempre foi um projeto de vida do homenageado e de sua família. “Ele já tinha tentando vir para Aracaju por duas vezes: quando saiu da selva e quando saiu de outra fronteira no Mato Grosso do Sul, mas não conseguiu. Mas, em maio de 2015 veio a notícia de sua nomeação para o Comando do 28 BC, e recebeu a notícia quando estava em uma operação próximo à fronteira com a Argentina”.

Antes de encerrar, Georgeo tratou da superação do Coronel em superar dois problemas de Saúde. O primeiro no nascimento de seu filho, quando sua esposa permaneceu na UTI por um tempo e o pequeno Gabriel sobreviveu após seis dias entubado, surpreendendo toda a equipe médica do hospital. “Além disso, dois meses após assumir o 28 BC, o Coronel foi tomado por uma grave infecção e teve que ficar 22 dias afastado, entre a internação e o período de recuperação. Um homem vencedor que traz como principal virtude a humildade”.

Homenageado

DSC_7144Por sua vez, o Coronel do Exército Marco Aurélio Kúster de Paula externou sua gratidão pela homenagem dizendo que há pouco mais de dois meses para encerrar seu ciclo em Sergipe, sente-se realizado e feliz, “pois este título coroa todo o trabalho realizado, juntamente com a minha equipe em prol do nosso Estado e País. Nesses quase dois anos de intensa atividade cumprimos todas as missões a mós atribuídas com dedicação, entusiasmo e vibração, atributos estes imprescindíveis ao soldado do Exército Brasileiro”.

Dentre as atividades que coordenou a frente do Batalhão, ele destacou a garantia do pleito eleitoral, nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, em outros Estados do Nordeste e, ainda, nas ações de segurança em grandes eventos como na participação na segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Já a mão amiga com a operação carro pipa onde o 28 BC, diuturnamente, tem coordenado e fiscalizado a distribuição de água a quase 200 mil sertanejos em mais de 5 mil postos de abastecimentos gerando mais de 350 empregos”.

Por fim, o homenageado destacou o título recebido no ano em que o 28 BC completa 100 anos em Sergipe. “Me enche de orgulho e aumenta a minha responsabilidade como Comandante. Confesso que há muito tempo já me sinto cidadão sergipano, terra de um povo generoso, honesto, simples e trabalhador. Quero agradecer e dividir esta homenagem com todos os integrantes do 28 BC e da antiga 19ª CSM que durante os 100 anos do Exército Brasileiro, neste Estado abençoado, souberam conduzir os destinos de nossa instituição”.

Presenças

Além do General Joarez Alves Pereira Junior, também prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Garibalde Mendonça (PMDB), Maria Mendonça (PP) e Capitão Samuel (PSL); o Coronel José Pereira de Andrade Filho, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), representando o governador Jackson Barreto; o desembargador Cezário Siqueira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe; o procurador-geral de Aracaju, Netônio Machado, representando o prefeito Edvaldo Nogueira; o Capitão de Fragata João Batista Barbosa, representando a Capitania dos Portos; além do Capitão Diego Almeida Teixeira de Souza, Comandante da Aeronáutica em Sergipe; além do ex-governador Albano Franco.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: César de Oliveira