Representando o Grupo de Pesquisa Laboratório da Cidade do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a professora Maria Cecília Tavares, foi entrevista pela TV Alese, nessa sexta-feira (2), quando destacou o Circuito Cultural Centro, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de junho, que conta com o apoio direto de várias instituições culturais de Aracaju, além da Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo João de Seixas Dória. Segundo a entrevista a ideia do evento é movimentar a região central, sem deixar de abrir um canal de discussão sobre a cidade.
“O nosso objetivo é pensar a cidade de Aracaju como um todo, com dois grandes eventos na próxima semana: o Circuito Cultural e o I Colóquio ‘Cidades’. Tivemos uma iniciativa independente, que nasceu dentro do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS e não imaginávamos que teríamos a aceitação de tantas instituições culturais”, disse, ressaltando que o evento não é voltado apenas para arquitetos e urbanistas, mas ele parte do princípio que é preciso refletir e inserir todos os atores que ocupam aquele espaço público.
Em seguida, Maria Cecília Tavares explicou que é preciso entender a cidade e suas diferenças, que é necessário ampliar o debate sobre isso. “Este evento envolve cinco outras interfaces: além do nosso, também os Departamentos de Comunicação Social, Teatro, Ciências Sociais e Museologia. Convidamos representantes da arte urbana, como grafiteiros e membros de saraus. O Instituto Banese nos deu todo apoio cedendo o espaço para que as discussões fossem desenvolvidas. Foi daí que surgiu a ideia do Circuito Cultural que, pelo visto, era um desejo forte das instituições, que há muito tempo queriam um evento em conjunto”.
Além da UFS, do Instituto Banese (através do Museu da Gente Sergipana) e da Assembleia Legislativa, também apoiam o evento a Funcaju (através da Escola Oficina de Artes Valdice Teles), o Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de produção Digital e a Galeria Álvaro Santos; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o Cinema Vitória; o Centro de Cultura e Arte (Cultart) e o Palácio Museu Olímpio Campos.
Escola do Legislativo
Segundo o assessor técnico legislativo da AL, Humberto Oliveira, a Alese, através da Escola do Legislativo, não poderia ficar de fora da iniciativa cultural. “O Departamento da UFS veio com proposta de movimentar o centro de Aracaju e a Escola do Legislativo, sob a presidência do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB) achou interessante e decidiu participar. Seremos parceiros e vamos disponibilizar a estrutura do Palácio Fausto Cardoso e teremos apresentações do Coral da Assembleia, do Grupo Musical Renantique, do Grupo de danças e da Companhia de Artes da Alese. A ideia é valorizar a nossa arte e resgatar as tradições culturais do centro de Aracaju”.
Programação
A programação envolverá apresentações de dança, teatro, música, mostras de cinema, exposições de arte, oficinas e visitas guiadas, ofertadas ao público em geral em diversos horários ao longo dos dias 7 (quarta-feira), 8 (quinta) e 9 (sexta) e em diversos espaços culturais. Sempre pelas manhãs serão realizadas palestras e às tardes serão preenchidas com diversas oficinas. A programação é totalmente gratuita. As inscrições para as palestras e oficinas estão esgotadas, mas sempre a partir das 17 horas o grupo vai promover debates abertos sobre a cidade na Praça General Valadão e quem tiver interesse basta comparecer e participar.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadílson Simões