Cidadão Sergipano: o médico Hesmoney Ramos recebe Título da Alese

Por Stephanie Macêdo – Agência Alese

O médico Hesmoney de Santa Rosa recebe o ‘Titulo de Cidadão Sergipano’.

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) concedeu ao médico Hesmoney de Santa Rosa, o ‘Titulo de Cidadão Sergipano’. Piauiense, nascido na cidade de Campo Maior, o homenageado fincou raízes em Sergipe há mais de quatro décadas, em julho de 1979. Familiares e amigos participaram da solenidade, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 31 de maio, no Plenário do Poder Legislativo. A honraria foi proposta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo.

A honraria reconhece o homenageado por vasto currículo e trabalhos desempenhados dentro do Estado de Sergipe. Atualmente o médico é conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina de Sergipe e presidente da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).

Emocionado, durante homenagem Hesmoney Ramos de Santa Rosa agradeceu ao povo de Sergipe pela honraria, estado que se graduou em Medicina, constituiu família e amigos, e ensinou diversos acadêmicos, em especial na Universidade Tiradentes (UNIT) onde leciona.

Emociona-se ao falar de Sergipe, por ser o estado onde constituiu sua família, se graduou e se especializou.

“É um momento de muita honra e de muita gratidão ao povo sergipano. Foi aqui que fiz a minha formação médica. Estou muito honrado por meus pais serem daqui, local onde construi minha história e minha família. Em Sergipe cheguei em julho de 1979, e estou completando 43 anos agora, no mês de julho”, declarou.

O presidente da Alese, Luciano Bispo, frisou que médico Hesmoney  é um homem conceituado no Estado de Sergipe, e entre a categoria médica. “Ele está aqui há mais de  40 anos, é um nome de reputação entre seus colegas médicos. É tanto que hoje é o presidente da Somese”, observou.

Em nome do médico homenageado, Luciano Bispo agradeceu aos médicos sergipanos por atuação durante a pandemia. “Nós sergipanos é que temos que parabenizá-lo e agradecê-lo por continuar em Sergipe ajudando com a boa saúde dos sergipanos. Lembrando que durante a pandemia, os médicos tiveram um papel importante no enfrentamento à covid. Todos eles estão de parabéns, porque souberam, com coragem, altivez e firmeza, enfrentar aquele mal que nos afetou, que foi a pandemia. Então é parabenizar e torná-lo sergipano de fato e de direito, já é de coração, e, agora, de fato e de direito”, salientou Bispo.

Colega de profissão, o médico e deputado estadual,  Vanderbal Marinho, ressaltou que o reconhecimento da Casa foi votado em plenário, por unanimidade.  Considerou uma honra estar na solenidade, participando da entrega da honraria.

“Doutor Hesmoney Ramos que tem se destacado não só na área médica, mas também como professor da Universidade Tiradentes, e tem elevado a sua especialidade a um patamar mais alto. Então esse título hoje é justo para uma pessoa que tem um currículo vasto. Todos nós aqui (deputados) fomos unânimes, aprovamos o título de cidadão [sergipano] para o Hesmoney, por seus serviços relevantes prestados ao nosso Estado”, disse.

Salmínio Nascimento enaltece vasto trabalho realizado pelo médico

“O doutor Hesmoney formou uma geração de profissionais da saúde especialmente na Medicina, contribuiu bastante ampliando a oferta da medicina no Estado de Sergipe, interiorizando. Então mais do que justo ele, enquanto hoje presidente da Sociedade Médica de Sergipe, dignificando a profissão da Medicina, dignificando o profissional médico. É uma justa homenagem e estamos aqui para prestigiá-lo”, enaltece o vice-presidente do Grupo Tiradentes, Saumínio Nascimento.

O médico pneumologista e deputado, Vanderbal Marinho participa da homenagem

Hesmoney Ramos nasceu em 1º de fevereiro de 1963, na cidade de Campo Maior, Estado do Piauí. É filho de Herinaldo de Santa Rosa e Maria Novanete Ramos de Santa Rosa. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1985), especialização em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo — Campus Pompeia (1992), Especialização em Neurocirurgia pela Associação Médica Brasileira (2000) e Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2009).

É Conselheiro Titular do Conselho Regional de Medicina de Sergipe e presidente da Sociedade Médica de Sergipe. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Lesão Medular, Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Anatomia.

Amigos e familiares participam da solenidade

Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Anatomia, Neurociências e Cirurgia.
Atualmente é Diretor Corporativo da Área da Saúde do Grupo Tiradentes, onde comanda vários cursos tecnológicos ou bacharelados, entre eles o de Medicina.

Já casado, Hesmoney foi para São Paulo fazer uma nova residência médica. Ao retornar, no final de 1994, começou a ajudar na formação e na estrutura física dos cursos da Saúde da então recém promovida, Faculdade Tiradentes, para Universidade Tiradentes. Montou os primeiros laboratórios da mais nova universidade do Nordeste, além de começar a lecionar.

Fotos: Jadilson Simões- Agência Alese

Homenageado ladeado por médicos e deputados