logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cia de Arte Alese apresenta Balaio de Cantos, Contos e Encantos para crianças

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

A Cia de Arte Alese, grupo de teatro da Assembleia Legislativa de Sergipe, apresentou, nesta segunda-feira, 24, o Espetáculo Balaio de Cantos, Contos e Encantos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Laonte Gama da Silva, em Aracaju. A apresentação faz parte do calendário de encenações realizadas nas escolas por todo o estado.

O espetáculo é trabalhado todo em cordel e começa com um cortejo com música e dança. Aos poucos, vão surgindo fantoches e personagens importantes da cultura sergipana, como o boi de fita do reisado, ‘Catirina’ e ‘Mateu’. A ideia é mostrar a importância de preservar a cultura.

O ator Eden Brisio destacou a importância de levar esta cultura para as pessoas quando elas ainda estão em formação de conhecimento. A apresentação desta segunda-feira foi acompanhada por crianças de seis a 12 anos de idade.

“A gente faz um apanhado para tentar transmitir para eles uma ideia da diversidade cultural que a gente tem no nosso estado e em todo o nordeste. A parte mais gratificante do trabalho é quando você assume a missão de levar arte, cultura e informação e educação cidadã para as pessoas que estão em formação e entendem que todas essas manifestações fazem parte do que constrói a nossa história”, falou.

A diretora da escola, Isabel Cristina Santana, disse que esta é uma ação importante por levar cultura a quem não tem acesso. Ela explicou que muitos não têm condição de ir até o teatro para assistir a uma peça.

“É uma alegria indescritível, no Dia da Sergipanidade, nós darmos essa oportunidade a eles é algo que é muito significativo e certamente ficará na memória afetiva de cada um desses alunos. Para esses alunos, muitas vezes, a oportunidade de ir a um teatro é quando o teatro vem a eles, é algo que fará uma diferença muito grande, a construção de valores, de símbolos, de tudo de mais significativo possa ser para aprender a alegria de ser sergipano”, afirmou.

Anny Ellen, de 11 anos, contou que ficou muito feliz em poder acompanhar a encenação. Ela acrescentou que muitas histórias do folclore não eram conhecidas por ela e pelos colegas e hoje pôde aprender sobre essa cultura.

“É muito bom e muito criativo como eles falam sobre a cultura sergipana, é bom aprender e hoje eu aprendi sobre o folclore do estado, tem muita coisa de folclore que a gente não conhece e hoje a gente conheceu”, falou.

A professora Maria dos Prazeres dos Santos mencionou a necessidade de falar sobre estes assuntos com a forma lúdica e animada usada pela Cia de Arte Alese. “A aula de teatro em si já é muito importante na sociedade porque traz a cultura e receber esse belo trabalho é uma grande riqueza, é algo que nós não temos sempre na escola. Toda atividade que traz recreação, que traz energia positiva, principalmente o teatro, eles amam”.

]

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo